domingo, 11 de junho de 2017

Nº 21.598 - " LEONARDO STOPPA AO 247: 'INDIRETA VAI TRAZER O PRESIDENTE DA GLOBO' "

.

11/06/2017


LEONARDO STOPPA AO 247: “INDIRETA VAI TRAZER O PRESIDENTE DA GLOBO”


Brasil 247 - 9 DE JUNHO DE 2017 ÀS 15:17


Dono de um canal no Youtube onde seus vídeos de política e economia atingem até 10 milhões de visualizações, Leonardo Stoppa diz que o Brasil vive um momento de guerra de dossiês: "Cunha tem um dossiê extraordinário e pessoas igual ao Joesley têm uma espécie de material informativo guardado capaz de derrubar qualquer um"; nascido em Minas Gerais, Stoppa acredita que Temer esteja na lama, mas seja só um bode expiatório; "Joesley realmente forneceu informações que poderiam levar ao Temer como chefe do esquema de corrupção...mas, ao meu ver, tem algo acima do Temer"; ele não prevê dias melhores caso Temer deixe o Planalto; "A queda do Temer vai trazer uma eleição indireta e essa eleição indireta vai trazer o presidente da Globo"; mas sua opinião mais surpreendente é sempre a próxima: "Eu não acho que o Aécio está acabado"

 

Por Alex Solnik, 247 - Dono de um canal no youtube onde seus vídeos de política e economia atingem até 10 milhões de visualizações, Leonardo Stoppa diz, nessa entrevista exclusiva ao 247, que o Brasil vive um momento de guerra de dossiês: "Cunha tem um dossiê extraordinário e pessoas igual ao Joesley têm uma espécie de material informativo guardado capaz de derrubar qualquer um".


Morando atualmente a uma hora de distância de Londres, onde trabalha como engenheiro, ele só tem olhos e ouvidos para o Brasil: "O que os capitalistas fizeram com a política brasileira... vamos pensar a política brasileira hoje... em termos de inteligência a maioria são Tiriricas".

Nascido em Minas Gerais, demonstra conhecer bem os políticos e a política mineira: "Existe uma teoria de que aquela gravação do Zezé Perrela dizendo que mexe com tráfico de drogas é um aviso tipo 'eu mexo com tráfico, mas tem muita gente que mexe também, digamos que todo mundo que tá envolvido eu tenho como provar'".

Afirma que tem muita coisa escondida e as informações são divulgadas a conta-gotas: "Você acha que eles não sabiam há muito tempo desse envolvimento do Malafaia, possível envolvimento do Malafaia com lavagem de dinheiro?"

Stoppa acredita que Temer esteja na lama, mas ele é só um bode expiatório: "Joesley realmente forneceu informações que poderiam levar ao Temer como chefe do esquema de corrupção... mas, ao meu ver, tem algo acima do Temer".

Ele não prevê dias melhores caso Temer deixe o Planalto: "A queda do Temer vai trazer uma eleição indireta e essa eleição indireta vai trazer o presidente da Globo". Mas a sua opinião mais surpreendente é sempre a próxima: "Eu não acho que o Aécio está acabado".

Tem muita corrupção na Inglaterra?

Eu acredito que tenha, mas não tenho a proficiência pra te falar corretamente, viu? Mas eu acho que tem, sim. Nada escapa da corrupção.

E como os ingleses reagem aos casos de corrupção? Toleram? Condenam?

Eu vou te falar sinceramente: eu não estou muito por dentro da política inglesa. Eu estou tão ligado na política brasileira, que acaba que eu não acompanho a política inglesa. Até porque a politica daqui... não é que a política daqui seja limpa, não; é que a política daqui não vai fazer tanta diferença pra mim. Eu vim pra cá com a intenção de voltar ao Brasil em um ano. Quando passou um ano, o Brasil começou a desmoronar. Parece uma coisa bizarra, mas eu vim pra cá pra aprender um pouquinho de inglês, pegar firme no inglês e voltar. Mas a economia começou a atrapalhar, começou a zoar tudo, falei “quer saber de uma coisa? Eu vou aperfeiçoar mais o inglês um pouco”. Me matriculei num curso de Política e Economia e comecei a aproveitar o tempo pra estudar.

Você começou com teus vídeos antes ou depois da Inglaterra?

Não. Quando eu vim pra Inglaterra, antes de vir pra Inglaterra eu já trabalhava com política, como técnico de som... você conhece o Helvécio Ratton, não conhece?

Sim, um diretor de cinema argentino radicado em Minas...

Trabalhei com Helvécio oito anos na Quimera Filmes.

Ah, você é mineiro...

Quando eu saí da Quimera Filmes minha intenção era estudar um pouquinho. Eu tive um problema no relacionamento anterior, toda vez eu terminava e voltava. Eu falei preciso colocar um ponto final nisso. Aí acabou que eu vim pra Inglaterra. Fui enrolando, enrolando, ficando cada vez mais, eu falei quer saber de uma coisa eu não ficar na Inglaterra só estudando inglês e fazendo gravação pra estudantes, na época. Eu trabalhava como técnico de som, meu inglês era muito ruinzinho, fazendo gravação pra estudante de cinema, em Londres. Um dia falei quer saber de uma coisa? Vou me matricular num curso que vai me forçar a aprender inglês. Política e Economia.  Fiz dois anos de Política e Economia. E quando a coisa começou a pegar no Brasil mesmo, eu vi como as teorias que eu estudava estavam batendo com o que estava acontecendo. Há um ano atrás, nessa época, comecei a gravar os vídeos. Eu precisava achar uma forma de passar a informação de forma bem simples e bem rápida porque eu trabalho muito. Eu demoro 15 minutos entre começar e colocar o vídeo no ar. É um sistema indústria. Meu tempo aqui é muito limitado. Trabalho em inspeção, como engenheiro elétrico. O tempinho de almoço eu corro e faço um, dois vídeos. Eu não ganho com os vídeos. Faço por patriotismo.

E os ingleses já estão por dentro do Temergate?

Temergate?

Sim, o escândalo da fita do Joesley com Temer.

Olha só. O contato que eu tenho com a realidade daqui da Inglaterra é no serviço e as pessoas com quem eu moro, eu moro aqui mais a minha esposa, mais um casal. Todo mundo está sabendo que tem coisa errada acontecendo no Brasil. Mas, infelizmente, a coisa chega nos países do Primeiro Mundo não para trazer a verdade, não para os povos do Primeiro Mundo saberem o que está acontecendo. As coisas chegam distorcidas, justamente pra justificar essas intervenções que acontecem. Por exemplo, ninguém fica sabendo o que está acontecendo na Venezuela, mas todo mundos sabe que na Venezuela tem um ditador sanguinário que almoça uma criança por dia, essas coisas idiotas que a mídia normalmente mostra. O que chega aqui do Brasil é que está tendo muita corrupção, maior escândalo de todos os tempos, Petrobrás no chão, até para justificar uma futura intervenção, por exemplo, dos Estados Unidos no Brasil, que é o que está prestes a acontecer na Venezuela. A opinião que eu tenho é essa. A informação que a gente tem é completamente diferente da informação que se passa ao redor do mundo.

Pela primeira vez um presidente da República brasileiro está sendo investigado por crime comum de corrupção, formação de quadrilha e obstrução à Justiça. Como você vê o Temergate?

Ao longo de muito tempo, eles foram criando uma espécie de trama de rabo preso nessa política brasileira. É claro que tem essa possibilidade de esquemas, a gente sabe que existem esquemas pra facilitar pra uma pessoa pegar um empréstimo que tecnicamente falando ela não conseguiria, esquema de corrupção para facilitar uma pessoa a ganhar uma licitação pra obra pública. Eu acho que essas coisas foram acontecendo de uma forma tão entrelaçada, a ponto de pegar a maioria do Congresso, presidente da República, pegar todo mundo e essas pessoas foram criando dossiês. Ao meu ver, Cunha tem um dossiê extraordinário, e pessoas igual ao Joesley têm uma espécie de material informativo guardado capaz de derrubar qualquer um. Eles só têm que escolher quem eles vão derrubar. Não são pessoas imbecis. São pessoas que conseguiram sair praticamente do nada para virarem expoentes da economia brasileira, não é qualquer pessoa que consegue isso, são pessoas superespertas... como é que uma pessoa da OAS conseguiu não destruir provas contra si mesmo mas destruiu as provas contra o Lula?! O que a gente está vendo hoje na política brasileira é o resultado do dossiê que está sendo criado pelos capitalistas. O que os capitalistas fizeram com a política brasileira... vamos pensar a política brasileira hoje... em termos de inteligência a maioria são Tiriricas... são pessoas que conseguem falar bem, conseguem expor um diploma de curso superior, mas a maioria são Tiriricas. A gente vê isso: o presidente da República, o chefe máximo do Executivo brasileiro deixou uma pessoa gravar pra fazer um dossiê contra ele! Então, o que eu imagino é que essas pessoas estão criando dossiês, quando eu falo essas pessoas a gente gosta de associar aos Estados Unidos porque é lá que moram os grandes banqueiros, eu acho que eles estão criando dossiês ao longo dos tempos e esses dossiês estão sendo utilizados agora para conseguir aprovar essas medidas que eles estão aprovando de um estado mais liberal no Brasil. Tem muita coisa encoberta. Eu acho que o Joesley sabe de muita coisa que derruba a política brasileira, assim como eu sei que o Cunha sabe de muita coisa que derruba a política brasileira. O detalhe é que eles não vão falar, porque é um esquema de rabo preso tão grande que à medida que eles vão soltando uma coisa, cai digamos que uma penca. Então, tem muita coisa pra ser descoberta, aconteceu muita coisa errada no Brasil, mas o que eu acredito é que o motivo disso vir à tona agora e vir à tona de uma forma que consiga causar um dano social tão grande, quebrar as empresas nacionais, destruir a imagem do Brasil ao redor do mundo como destino de investimento é exatamente a ideia de mudar a ordem política e econômica no Brasil.

Como você acha que o Lauro Jardim conseguiu o furo da delação do Joesley?

Eu não sei como ele conseguiu. O que eu acho é que as pessoas procuram os canais com o maior alcance. Mas eu acredito sinceramente...

Você diria que o Joesley passou o furo pra ele?

Com certeza! Com certeza! Por exemplo, existe uma teoria de que aquela gravação do Perrela dizendo que mexe com tráfico de drogas é um aviso tipo “eu mexo com tráfico, mas tem muita gente que mexe também, digamos que todo mundo que tá envolvido eu tenho como provar”. Tem muita mensagem cifrada. “Caiu a gravação”. Tem muita coisa que está aparecendo que são mensagens emitidas de forma pública exatamente pra amedrontar as pessoas que estão com o rabo preso e principalmente para fazer pessoas agirem. Se você parar pra pensar eles tinham que procurar toda a República envolvida a partir do momento em que o Cunha, por exemplo, dificulta as coisas – “olha, não vai fazer nada contra a minha mulher”...esse tipo de coisa assim – ele começa a soltar uma coisinha aqui ou ali, que pode derrubar, inclusive, um juiz de Direito... tem muita coisa encoberta, tem muita coisa escondida. Eu não acho que um jornalista consegue um grande furo; eu acho que as pessoas que têm essas informações soltam as informações em doses homeopáticas para elas conseguirem alcançar seus objetivos e pra mostrarem poder de fogo...se a gente imagina... “olha, o presidente está fazendo uma determinada coisa que vai me prejudicar, numa brincadeira dessa eu vou perder tantos milhões em ações, eu vou mostrar poder de fogo pro presidente, o presidente fica com medo e me passa uma informação a respeito de uma política monetária do Banco Central que vai me fazer recuperar o prejuízo que ele me fez ter”. Então, nessas brincadeiras, nesses vaivéns a população acaba pagando para que a corrupção não seja descoberta... os lobbys funcionam, no sentido de manter essa teia de dossiês e as corrupções todas não serem descobertas, porque se as informações todas forem passadas, a casa realmente cai. Mas se forem divulgadas de forma homeopática, como está acontecendo agora, acaba colocando pessoas que têm muito poder, como, por exemplo, o Aécio Neves, mais quieto. Quando o Malafaia começou a falar deram um tapa na nuca dele... você acha que eles não sabiam há muito tempo desse envolvimento do Malafaia, possível envolvimento do Malafaia com lavagem de dinheiro? Sabiam há muito tempo! Mas, tipo, querem calar o cara, soltam um pouquinho de coisa na mídia... aquele processo do Cidadão Kane...acho que toda essa informação que aparece, que eles classificam como furo de notícia...na verdade é “olha, vou soltar esse pouquinho aqui pra ver o que acontece”... são tentativas... quem está sendo bobo nessa história é o brasileiro que acha que essas coisas estão sendo descobertas, que essas coisas são fruto de investigação. Não. Eles estão brincando com a população, estão fazendo joguinho com o povo.

Tudo indica que o Joesley recebeu a delação mais premiada de todas porque revelou fatos que antes nunca tinham sido revelados: que a corrupção estava acontecendo atualmente, dentro do Palácio do Planalto e ele acusou Temer de ser o chefe. Concorda com isso?      

Eu concordo. Existe, sim, um indício de que o chefe realmente seja o Temer. O detalhe é se o Temer se transformou no chefe agora, com essa eventual subida ao cargo de presidente da República... porque eu tenho pra mim que o Temer é uma espécie de bode expiatório. Não consigo acreditar que Temer está resistindo na presidência da República porque ele queira ser presidente. Eu tenho pra mim... tudo o que você falou faz muito sentido...Joesley realmente forneceu informações que poderiam levar ao Temer como chefe do esquema de corrupção...mas, ao meu ver, tem algo acima do Temer...

Quanto à data que você mencionou, se ele se transformou em chefe agora, ele conheceu Joesley em 2010, quando assumiu a vice-presidência... são sete anos de amizade...

A coisa começou a azedar entre o PT e o PMDB exatamente porque a Dilma começou a dificultar um pouco os esquemas de corrupção...

A lei 12.850 é dela...é de 2013 e o PMDB não deve ter gostado.

Exatamente. A coisa começou a azedar aí. Agora, será que acaba no Temer? Lógico que Joesley não é o chefão. E lógico que ele ter conseguido uma delação de alto nível, ter conseguido quase que o perdão judicial, ficou só em multa...

Ele conseguiu o perdão judicial, o primeiro desde a instalação da Lava Jato.

É claro que isso tem uma certa relevância.

Ele delatou muito mais que o Marcelo Odebrecht...

Sim, ele entregou muito mais...

Ele entregou eventos de março deste ano... esse é o escândalo! E a Globo amplifica esse escândalo diariamente. Nesse ponto eu concordo com a Globo: a primeira medida é Temer sair logo. Ele faz mal ao país. Quando o presidente de um país é suspeito de um crime, todos os cidadãos do país também são. A presença dele corrói a alma dos brasileiros.

Quanto a isso, não tem dúvida. O que eu tenho muito medo, hoje, é... por que a Globo quer a queda do Temer? Porque, olha só, a gente tem duas coisas correndo hoje no Congresso: uma é a possibilidade de colocar as eleições coincidentes, aquela ideia de colocar prefeito, governador e presidente na mesma data, que seriam as eleições de 2020. Outra é a queda do Temer. Se a queda do Temer acontecer, as eleições serão indiretas. Eu, particularmente não acredito que o Congresso Nacional consiga aprovar uma PEC das eleições diretas. A mídia tem um poder muito grande. Ao meu ver, eleições diretas dependeriam da própria sensibilidade política de ver que a constituição não pode ser maior que o próprio povo que ela representa. A constituição representa o povo e não o povo que é escravo da constituição. Nesse momento, é claro que as eleições diretas seriam, digamos, uma ofensa à constituição, admissível em nome da estabilidade        social, estabilidade econômica, para depois pensar em estabilidade jurídica, mas eu não acredito que o poder que tem as armas na mão vai deixar isso acontecer. Então, a meu ver, a queda do Temer vai trazer uma eleição indireta e essa eleição indireta vai trazer o presidente da Globo. Um presidente que foi eleito, ainda que para vice, através do voto popular é fruto do capitalismo; imagina o que não faria um presidente eleito que viesse diretamente da Globo. A gente pode desistir que algum político com intenção nacionalista consiga arrematar os votos de senadores e deputados, eu não acredito que senadores e deputados, 2/3 do Congresso votem pela maioria. Ou 3/5 que votem pela população. Então, não acredito na PEC. E não acredito que 50% mais um do Congresso Nacional votem pelo povo. Eu acredito que eles vão ser, sim, arrematados por aquele candidato que tiver mais pra oferecer. E o candidato que tem mais a oferecer, infelizmente, é o candidato que venha do capital. É assim que foi feita a eleição do Cunha, é assim que foi feita provavelmente a eleição do Rodrigo Maia...é assim que são realizadas as eleições no Congresso. Será que a Globo não está querendo colocar o presidente dela? Essa é a minha dúvida.

A Globo criou o Collor e destruiu o Collor. Ela apoiou Temer e agora quer destruir Temer. É assim que ela funciona. É dela que emana o poder e não do povo. A situação do Temer ficou insustentável depois do flagrante do Joesley. O que resulta em protestos populares, que deverão aumentar à medida em que ele teima em não renunciar.

O que eu tenho visto é o seguinte. Eu tenho a visão de que existe hoje no Brasil um investimento muito grande, um investimento para desestabilização da ordem pública. Eu acho que o que está acontecendo hoje no Brasil está muito pouco instrutivo e está muito oba-oba. E não é pela falta de capacidade das pessoas que têm condição de fazer a coisa entrar no eixo. Eu não acompanho mais, mas no início eu via muito material do Midia Ninja, e eu via muito incentivo pra ir pras ruas pra quebrar, pra fazer protesto. Eu achava estranho aquilo. Eu pensava, olha, o segredo não está em manter a população dividida, entre direita e esquerda e manter a população brigando, o meu viés não é direita contra a esquerda, o meu viés é nacionalista, é o Brasil, contra o interesse internacional que quer colocar o Brasil como escravo. Nesse sentido é que eu tenho percebido que existem, sim, duas correntes de força brigando pra definir a questão da economia brasileira. Uma corrente pensa na ideia de produzir para o mercado internacional. Essa corrente, que atua muito bem em países como o Iraque, Siria, eles conseguem manter a desordem pública pra conseguir trabalhadores bem baratinhos e pra conseguirem, por exemplo, exportar petróleo ou minério e na desordem pública eles conseguem, por exemplo, acabar com a tributação....eles conseguem fazer coisas do arco da velha e terem lucros exorbitantes com a manutenção da desordem social. Como eles conseguem isso? Mantendo o caos! A Turquia é um exemplo do que se pode fazer quando se divide a população. Aprovaram uma constituição ditatorial. Qualquer tipo de divisão deixa a população vulnerável. Isso acontece quando o povo deixa de brigar com o inimigo comum e passa a brigar entre si. Os empresários médios acham que estão representados pela ideologia da Fiesp. Mas a ideologia da Fiesp é produzir para o mercado externo que vem do fato de o brasileiro custar baratinho. Quanto mais barato for o brasileiro, melhor. Quando você produz para o mercado interno, se você destrói o mercado interno e aumenta o desemprego o cara que produz salmão enlatado perde, mas o cara da Fiesp que vende uma peça para extração de petróleo não perde.

O Aécio tem salvação?

Eu acho que o Aécio não tem salvação política. No momento não acredito que ele conseguiria se eleger. Mas o Aécio tem muito poder. Todos os castelos caem, a gente lembra do Pablo Escobar, coisa que aconteceu, quando o Aécio foi afastado, um colega da minha cidade me mandou: você não falou que o Aécio era isso e aquilo outro? Eu costumo falar que o Aécio é o braço direito do Rockefeller no Brasil. Olha, o escândalo é muito grande, mas o poder dele também é muito grande. A gente vai ver toda a mídia parar de falar dele por um tempo e a gente vai ver o Supremo Tribunal Federal protelar o processo dele. Ou um pedido de vista do Gilmar Mendes. Eu acho que o termo “o pedido de vista” automaticamente já liga na tua cabeça: “do Gilmar Mendes”. É uma coisa que vem sendo utilizada pra salvar o Aécio há muito tempo. E tem um detalhe: processo em andamento não impede o cara de se eleger e o Aécio ganha para governador de Minas. Isso me preocupa muito. Por que o Aécio ganha? Porque o trabalho da mídia não foi no sentido de desvalorizar a imagem do Aécio, mas foi no sentido de destruir a imagem do PT. Quando você pensa que você tem uma fatia da população brasileira que votaria em qualquer um – que fosse o Maníaco do Parque – pra não votar no Lula, isso me preocupa. E eles trabalharam de uma forma muito estratégica o antipetismo. Eles trabalharam mais o antipetismo que o anti Aécio. Se a gente tiver no páreo o Aécio e o Lula, eu tenho certeza que a turma do Bolsonaro iria pro Aécio e os coxinhas voltariam pro Aécio. Eu só não sei se ele conseguiria ganhar do Lula.  Eu não acho que o Aécio está acabado.

Ele não vai ser cassado, não?

Pode ser politicamente cassado, mas eu não sei nem... olha, o caso da Dilma gerou um precedente muito forte para eles criarem formas de não cassarem os direitos políticos das pessoas. O Aécio pode sobreviver e não ser cassado. Ele pode chegar a 2018 afastado... eu confio muito no poder do Aécio... e principalmente por causa dos dossiês...eu acho que ele tem muita coisa escondida... por exemplo, eles têm no STF Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes. Só aí são dois pedidos de vista. Depois, podem protelar porque tem coisa mais importante pra ser tratada...
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista