sábado, 16 de fevereiro de 2013

Contraponto 10.478 - "Pró-Yoani, Veja quer embaixador cubano fora"


247 - A blogueira cubana Yoani Sanchéz, que chega ao Brasil neste domingo, já protagoniza um ridículo embate ideológico entre seus defensores e detratores. Em reportagem especial publicada neste fim de semana, a revista Veja denuncia um suposto eixo PT-Havana, que teria sido montado para destruir a reputação da polêmica dissidente cubana. Yoani, que produz textos sobre a realidade cubana em seu blog Generación Y, será transformada em visitante ilustre apenas por que este é o desejo de veículos de comunicação alinhados com a Sociedade Interamericana de Imprensa, a SIP, que a nomeou como vice-presidente da comissão de liberdade de expressão na Ilha.


No editorial de Veja desta semana, o diretor Eurípedes Alcântara não se envergonha em falar do Brasil como um país que segue o comando dos irmãos Fidel e Raúl Castro. Diz Eurípedes que, até antes do episódio agora descoberto pela revista, o Brasil "não podia ser descrito como um país-satélite de Havana". O caso em questão trata de uma suposta reunião promovida pela embaixada de Cuba em Brasília. Nela, o embaixador Carlos Zamora Rodriguez teria distribuído dossiês sobre Yoani, em que ela é acusada de tomar cerveja e de comprar bananas – e que, portanto, teria se rendido ao capitalismo. Diante de representantes de movimentos sociais, o embaixador teria também revelado uma estratégia para seguir os passos da cubana no Brasil, numa típica ação de espionagem internacional.


Como, desta reunião, teria também participado o funcionário do Planalto Ricardo Poppi, subordinado ao ministro Gilberto Carvalho, estaria aí a prova do eixo PT-Havana. Um eixo, segundo Veja, comprovado desde que a revista denunciou dólares de Cuba na campanha presidencial de Lula em 2002 – algo que, por sinal, jamais se provou.


Liderando a indignação de Veja com a subordinação do governo brasileiro aos interesses da Havana, o blogueiro Reinaldo Azevedo pede, nesta manhã, a expulsão do embaixador cubano e cobra explicações de Gilberto Carvalho. "Com a palavra, a presidente da República. Com a palavra, o Ministério da Justiça. Com a palavra, o Senado Federal. Com a palavra, a Polícia Federal. Com a palavra, a Abin. Com a palavra, o Ministério Público Federal. Com a palavra, os líderes das oposições", diz Azevedo, em seu post intitulado "Escândalo, baixaria, ilegalidade" (leia mais aqui sobre o seu mimimi).


Como sempre ocorre, é bastante previsível saber quem usará a palavra: Álvaro Dias (PSDB-PR), Roberto Freire, Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) e, talvez, Roberto Gurgel.

Do outro lado, o jornalista Leandro Fortes, de Carta Capital, também escreve sobre Yoani Sánchez, a quem define como uma dissidente de luxo. 

Leia abaixo:

Yoani Sánchez vive, hipoteticamente, em uma terrível ditadura comunista onde fazer oposição ao governo é proibido. Mas, ao contrário do que ocorria com os dissidentes soviéticos, por exemplo, ela não vive presa em um gulag submetida a trabalhos forçados, mas em casa, em frente ao um computador, postando em um blog particular.

Além disso, Yoani Sánchez, ao contrário dos verdadeiros dissidentes cubanos, aqueles que enfrentavam tubarões para fugir da ilha e aportar nas areias de Miami para viver o sonho americano, nunca precisou passar por esse perrengue.

Quando quis, a brava dissidente cubana foi morar na Suíça, mas percebeu que entre chocolates finos e paisagens lúdicas logo seria esquecida por seus financiadores e por seu público ávido por heróis anticomunistas: a comunidade cubano-americana da Flórida, a Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) e, claro, o nosso glamouroso Instituto Millenium, da qual ela é uma das “especialistas”.

Assim, por motivos extremamente patrióticos, Yoani Sánchez voltou a Cuba para continuar sendo maltratada, torturada e perseguida pelo famigerado regime dos irmãos Fidel e Raul Castro.
Mais ou menos como Morena, da novela Salve Jorge, ao voltar para a Turquia certa de que, em momentos cruciais da vida, o Ibope é mais importante que a própria segurança.

Agora, Yoani Sánchez está chateadíssima com a reforma migratória baixada pela ditadura cubana, em janeiro, que acabou com a necessidade de se pedir permissão ao governo para sair do país. Será o fim da vitimização permanente da blogueira-prisioneira e de seus lamentos virtuais ecoados, por essas bandas, pelo que há de mais reacionário na mídia e na sociedade ocidental.

Será, também, o fim da bolsa-dissidente que a SIP paga a Yoani Sánchez para ela não ser obrigada a enfrentar as filas para compra de produtos básicos em Cuba, resultado direto de meio século do criminoso bloqueio econômico liderado pelos Estados Unidos. Tema, aliás, sobre o qual a blogueira não costuma se debruçar.

Yoani Sánchez, quem diria, terá, a partir de agora, que enfrentar a dura realidade de países capitalistas como o Brasil, onde milhões de pessoas gostariam de viajar a Cuba para conhecer as delícias, a cultura e a história desta ilha singular.

Mas não têm dinheiro para isso.

.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista