sábado, 12 de maio de 2018

Nº 24.107 - "Uma visão de Lula"

.

12/05/2018

Uma visão de Lula

Ao manter por ora o seu nome na competição eleitoral, o ex-presidente desnorteia os inimigos, mesmo sabendo que não participará


Da Carta Capital  —  publicado 12/05/2018 00h10, última modificação 11/05/2018 11h40

Lula_ato_RJ_artistas_04.jpg
Lula sempre presente, enquanto Temer é “horrível, golpista, corrupto, impopular”


por Maurício Dias

Mauricio DiasO apressado come cru e passa mal. É o que alardeia a boca do povo.


Este ditado reflete a apressada tentativa da esquerda brasileira, e agregados, de soterrar rapidamente a luta política do “Lula Livre”, e assim deixar confinado o ex-presidente em um quarto de 12 metros quadrados (15 com o banheiro anexo), na sede da Polícia Federal da ora inóspita e violenta Curitiba. Quem se habilita?

Em frase lapidar, na carta testamento, Getúlio Vargas optou por sair da vida para entrar para a história. Golpeou a direita sustentada pelas Forças Armadas, prestes a invadir a decisão solitária de uma sala do Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, para prender o presidente.

Alguém pode pensar que Vargas errou. O tempo, mesmo o de agora, prova que não. 

Lula, a única liderança política do País, tem reafirmado o desejo de dar o troco aos seus opositores pela via democrática, ou seja, pela disputa eleitoral.

Os eleitores, a menos de seis meses do pleito, respondem a uma pergunta que não foi feita. As pesquisas, no entanto, mostram que já sabem o que fazer. O resultado das inquirições de âmbito nacional é conhecido, assim como a violência da prisão do ex-presidente.

Há poucos dias, o Instituto de Pesquisas da Universidade de Pernambuco (Uninassau) testou, em consulta qualificada, o espírito dos eleitores do Recife, hoje em torno de 1,7 milhão.

O cientista político Adriano Oliveira, coordenador da pesquisa, montou um elenco dos pontos principais apontados pelos entrevistados:

• A força do lulismo em todas as classes, com maior intensidade na C e na D.

• O antilulismo, menor do que o lulismo, também está presente em todas as classes.

• O estado de carência e de irritação dos eleitores das classes C e D com os políticos.

• A irritação dos eleitores das classes A e B com os políticos. 

Segundo Oliveira, os eleitores das classes A e B, universo dos ricos, elogiam Lula. Admitem que ele “fez muita coisa pelo Brasil”. Em contraponto, “nenhum eleitor faz menção positiva a Michel Temer”. O presidente ilegítimo é classificado como “horrível”, “golpista”, “corrupto” e “impopular”.

Entre os entrevistados recifenses, talvez esteja a expressão dos eleitores brasileiros, com algumas exceções ideológicas e odiosas, daqui e dali.

Nem Geraldo Alckmin nem Ciro Gomes foram citados. Joaquim Barbosa surgiu nas entrevistas como herdeiro tanto dos votos do antilulismo quanto do lulismo. Mas, para ele, agora é tarde. 


Mantendo o nome na competição, Lula desnorteia os golpistas. 

.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista