sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Contraponto 18.257 - "FHC: o homem que consegue ficar pequeno até diante de Jader Barbalho "

.

27/11/2015

 

FHC: o homem que consegue ficar pequeno até diante de Jader Barbalho

pequeno


Por   


Quando um homem passa a raciocinar com as rótulas, não é de esperar que ele entenda os pensamentos e posições alheias senão  sempre pelo dobrar os joelhos a que se acostumou.

É isso o que fica evidente na declaração feita na noite desta quinta-feira pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Para ele,  os senadores “engoliram” a decisão do STF.

– A decisão tomada ontem, eu não quero discutir se é constitucional ou não, tinha que ser tomada. Já que os políticos não tomam, eles tomaram e o Senado engoliu a decisão dramática.

Para FHC, os senadores que votaram pela manutenção do dispositivo regimental que previa o voto secreto, nesta decisão, o fizeram porque “que defender: ‘olha, tem que ser secreto porque, se não for, eu caio’.”

Sirvo-me de um exemplo esclarecedor para revelar a pequenez moral de Fernando Henrique. Porque conseguir ser menor moralmente do que Jáder Barbalho é algo realmente digno de nota.

Barbalho defendeu de peito aberto a votação secreta, quando ninguém ainda o fizera. E, no voto aberto, apoiou a prisão de Delcídio.

Pior fizeram senadores que recorreram da decisão por voto secreto antes de que a maioria do Senado o praticasse, o que recusou fazer, por ampla maioria.

Foi esta a única confrontação de poderes que se ameaçou ter neste caso. Um decisão individual, monocrática, provisória, de um único Ministro do Supremo, o Dr. Luís Fachin, poderia ter confrontado não apenas a presidência do Senado mas uma eventual maioria que a apoiasse.

Realmente, é uma proeza de Fernando Henrique. Não apenas ser menor que Jader Barbalho , mas ser menor que Jader Barbalho e Renan Calheiros, juntos.

Para Fernando Henrique, os senadores “engoliram” o que mandou o STF.

Talvez, sim, aqueles com seus padrões morais de biruta de aeroporto, que se inclina para onde o vento sopra.

Como, talvez, tenham “engolido” a compra de votos para sua própria reeleição que, segundo ele, “não fomos nós que fizemos”, embora tenha sido ele o beneficiário.

É páreo duro com o “foi por razões humanitárias” com que Delcídio Amaral  procurou hoje, em seu depoimento, explicar o plano de fuga que queria traçar para Cerveró, mal sabendo que a gravação que dele fizeram é que era o verdadeiro “plano de fuga”, pela via da delação premiada.

Fernando Henrique tem esta ilusão de ótica que projeta em todos. É um homem que crê que, quanto mais alguém se ajoelha, mais cresce.

Vem daí o tamanho que tem na história brasileira, mesmo com toda a sustentação que a mídia lhe dá.

Não há palanque que transforme em gigante quem é um anão moral.

.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista