quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Contraponto 18.202 - "Altamiro Borges: Responsável pela inflação de 12,5% na era FHC, Fraga prega golpe contra Dilma"

 .

19/11/2015

 

Altamiro Borges: Responsável pela inflação de 12,5% na era FHC, Fraga prega golpe contra Dilma


Do Viomundo - publicado em 19 de novembro de 2015 às 00:47


aécio armínio fraga-001
 Armínio, Aécio Neves e  “Junior” João Dória


Agiota ianque prega golpe no Brasil

por Altamiro Borges, em seu blog

O economista Armínio Fraga é um neoliberal convicto, que nunca escondeu as suas ligações carnaiscom o império ianque. Ele inclusive é naturalizado nos EUA, a sua pátria amada e idolatrada.

Ele já foi membro do Conselho Internacional do banco JP Morgan, da Junta Assessora do Banco Mundial e de vários outros antros rentistas – trabalhou até no banco central estadunidense, o poderoso Federal Reserve (Fed). Ficou famoso, porém, como moleque mimado do agiota planetário George Soros, na Soros Fund Management – culpada pelo desastre financeiro e a desgraça social de inúmeros países.

Com este vasto currículo, não causa surpresa a sua entrevista na Folha desta terça-feira (17), na qual defende abertamente o impeachment de Dilma.

Como ex-presidente do Banco Central no reinado de FHC – quando foi responsável pela inflação em alta (12,5 em 2002) e por recordes de desemprego -, ele agora posa de salvador da economia nativa.

Seu receituário, porém, é dos mais destrutivos, o que causa alívio aos brasileiros que evitaram a vitória de Aécio Neves em outubro passado. O golpista Armínio Fraga, anunciado como futuro czar da economia pelo cambaleante tucano, não tem qualquer compromisso com o Brasil e com seu povo.

Vale conferir apenas a abertura da reveladora entrevista:

*****

Impeachment pode ser forma de destravar crise, diz Armínio Fraga

Ana Estela de Sousa Pinto – Editora de “Mercado”

Com ou sem Joaquim Levy no Ministério da Fazenda, o Brasil caminha para o ‘caos profundo’ se não mudar de rota. O PT já desperdiçou sua chance e o impeachment – desde que dentro das regras – seria uma solução para destravar a crise, na visão do ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga.

No curto prazo, todos os seus cenários são sombrios: o desemprego vai piorar, a inflação corre o risco de desgarrar-se na esteira do dólar, que ainda pode subir.

Para o economista, o país ainda não está barato o suficiente para compensar o risco de investir e, mesmo superada a crise atual, o crescimento não volta se não for equacionada a dívida pública.

Em duas horas de entrevista, as palavras “crise”, “buraco” e “dívida” foram citadas 4 vezes cada uma, e 12 vezes falou-se de “problemas” – entre os principais, Estado inchado e produtividade baixa.

Foram 12 também as menções a “reformas”, única saída sustentável na avaliação de Fraga: “Ou vamos mergulhar no caos profundo. É disso que estamos falando. Não é uma aspirina e um suco de laranja que vai resolver.”

O economista, um dos formuladores do programa do candidato tucano Aécio Neves em 2014, foi incisivo sobre a necessidade de mudança política. “Chegou a hora. O PT fez essa lambança toda, imperdoável”, afirmou, ao defender “uma nova liderança”.

“Pessoalmente, preferia que fosse o PSDB, mas pode ser qualquer outra, desde que seja moderna.”

Sem pronunciar nem uma vez o nome da presidente Dilma Rousseff – substituído por “ela”, “a chefe dele [Levy]” e “para quem ele trabalha” -, Fraga diz que, apesar da atual crise política, existe uma janela para reformas mais amplas.

“Pode-se chegar a um ponto em que o medo domine e, se houver um mínimo de dignidade política e diagnóstico, pode ser que comece o processo.”

Um “bom sinal”, para ele, foi a apresentação pelo PMDB do documento “Ponte para o Futuro”. O PMDB, aliás, foi citado pelo economista mais vezes que os tucanos: 3 X 2.

“Temos que mostrar que uma alternativa mais transparente e mais liberal, com um Estado melhor, é muito mais progressista que o que tivemos aqui. O modelo atual é um modelo saturado, um Estado que no fundo não atende aos mais pobres. Eles foram beneficiados, sim, com melhorias importantes, mas há um dinheiro enorme indo para outros lugares e sendo desperdiçado. Essa é uma boa briga política.”

À mesa de almoço improvisada numa sala de reuniões da Gávea Investimentos, empresa que ele e seus sócios acabam de recomprar do JP Morgan, Fraga afirma que ainda não se “desintoxicou” da “nojeira” da campanha eleitoral e prefere não pensar na possibilidade de voltar à vida pública.

Usando várias vezes o termo “cardápio” para suas propostas de reforma, ele elogia a comida preparada pela cozinheira de sua casa, que chega em malas térmicas: salada de alface com abacate, arroz integral, feijão, farofa com cebola, frango grelhado e batata doce corada. “Tudo orgânico.”

*****

Armínio Fraga pode até comer comida orgânica, mas seu receituário político e econômico é cheio de agrotóxicos. Entre outros ingredientes, arrolados pela Folha, o economista brasileiro naturalizado nos EUA propõe: ampliar a meta do superávit primário – nome fictício da reserva de caixa dos bancos; “aprovação da idade mínima de 65 anos para a aposentadoria de homens e mulheres e reprovação do fator previdenciário”; “desvinculação do piso da Previdência do salário mínimo (essa vinculação é cara e regressiva)”; “mudança das regras trabalhistas também (onde o negociado se sobrepõe à lei)”; “revisão da cobertura da estabilidade do emprego no setor público”. É puro veneno! E o pior é que ele vem embalado no invólucro golpista do impeachment de Dilma.

,

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista