quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Contraponto 17.520 - "Economia decepciona... na zona do euro!"

.
19/08/2015

Economia decepciona... na zona do euro!


Do Blog do Miro - quarta-feira, 19 de agosto de 2015




Por Altamiro Borges

A mídia rentista insiste em criar um clima de pessimismo exagerado, quase apocalíptico, sobre a situação da economia brasileira. Os “urubólogos” de plantão batem nesta tecla diariamente por razões políticas – desgastar o governo Dilma – e econômicas – impor a sua agenda neoliberal extremada. Neste esforço, eles evitam relembrar a desgraceira no reinado de FHC e procuram descontextualizar as causas da crise, que atinge todo o sistema capitalista. Na semana passada, um relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI) confirmou que as principais economias europeias seguem em baixa. O crescimento do bloco no segundo trimestre deste ano gerou enorme decepção, ficando bem abaixo do esperado pelos tais analistas de mercado – os porta-vozes dos rentistas.

O PIB dos 19 países que compartilham o euro cresceu 0,3% na comparação com os primeiros três meses deste ano. O resultado frustrante ficou marcado pelo baixo desempenho da Alemanha, França e Itália – as três maiores economias da zona do euro. O PIB alemão teve expansão de 0,4% e o italiano, de 0,2%. Já a economia francesa ficou estagnada. Diante deste cenário, que confirma que a crise é sistêmica e prolongada, a oligarquia financeira propõem arrochar ainda mais os trabalhadores – com cortes de salários e aposentadorias, precarização dos direitos trabalhistas e redução dos programas sociais. É a conhecida receita da austeridade fiscal, apresentada com o pomposo nome de “reformas” para enganar os mais tapados.

Para os carrascos do FMI, o exemplo a ser seguido na zona do euro é o da Espanha, que promoveu uma brutal regressão trabalhista e voltou a respirar – com crescimento superior a 0,5% no mesmo trimestre. Segundo o relatório do organismo dos abutres, a Espanha saiu-se “melhor” do que a França e Itália porque realizou pesadas reformas tributária (diminuindo os impostos dos ricos) e trabalhista (aumento da carga de exploração dos assalariados). Ou seja: na crise do capitalismo, os patrões ficam com o bônus e os trabalhadores com o ônus – ou com o ânus! Esta é a amarga receita que os barões da mídia pretendem impor ao Brasil – nem que para isto seja necessário incendiar o país e depor a presidenta eleita pela maioria dos brasileiros.

.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista