.

24/05/2015

Brasil é o país que mais sonega impostos no mundo


Cafezinho - 12/05/2015

BnckoxTIEAEcuyb 
Olha só que interessante. Os movimentos anticorrupção tem de prestar mais atenção nisso. A sonegação brasileira só perde para a Rússia em percentual do PIB: ficou em 13,4%, na última apuração do Grupo Tax Justice Network, com dados do Banco Mundial.  

Em valor, a evasão fiscal no Brasil,  na mesma época (2011), foi de US$ 280 bilhões, só atrás dos EUA, de US$ 337 bilhões. Só que o valor da sonegação norte-americana corresponde a somente 2,3% do PIB.

Considerando percentual do PIB e valor, portanto, acho que podemos dizer que somos campeões mundiais em sonegação de impostos.

Pudera, até a maior emissora de tv do país sonega impostos descaradamente. Recentemente, a Globo foi pega num flagrante crime de evasão fiscal e nenhum jornal jamais tocou no assunto, num estarrecedor pacto de silêncio, só observável em ditaduras.

A sonegação desvia muito mais dinheiro do que a corrupção. Requer, portanto, uma campanha de esclarecimento, com urgência. Esses quase 300 bilhões de dólares sonegados por ano seriam necessários para fazer uma revolução na saúde e na educação brasileiras.

Vamos às ruas exigir punição aos sonegadores?

 .