sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Contraponto 16.158 - " 'Eu não tenho nenhum problema de desfazer a Petrobras', diz Serra "

.

27/02/2015



“Eu não tenho nenhum problema de desfazer a Petrobras”, diz Serra


Portal Vermelho - 27 de fevereiro de 2015 - 10h49 

A oposição golpista vai escancarando a sua verdadeira face. Como já havia insinuado em outras entrevistas, o senador tucano José Serra (PSDB-SP) agora abre o jogo em entrevista ao programa Poder e Política do UOL e afirma que é necessário que uma parte da Petrobras – certamente a parte que explora o pré-sal – seja entregue para o capital privado.


"Eu não teria nenhum problema de desfazer, ou conceder, ou associar a Petrobras", disse o senador tucano

                                                            "Eu não teria nenhum problema de desfazer, ou conceder, ou associar a Petrobras", disse o senador tucano


Segundo ele, as investigações da Operação Lava Jato, que apura desvios na Petrobras, criou as condições para que empresa seja “enxugada”. “A Petrobras deveria ser dividida em empresas autônomas [e] uma holding. Aí, [em] cada caso, ou você vende, ou você abre o capital”, disse Serra.

Como se houvesse dúvidas de seu entreguismo, ele ressalta: “Eu não teria nenhum problema de desfazer, ou conceder, ou associar a Petrobras em áreas diversas, que ela não tem que estar”.

Sabendo que o povo é contrário a privatização da estatal, que é uma das maiores empresas do mundo, Serra afirma que a empresa deve manter a função básica que é “prospecção, extração e produção de petróleo”.

Mas quando questionado sobre quanto tempo esse núcleo deve “ser preservado” no âmbito do Estado, ele afirma: “Pelo menos no horizonte de tempo das nossas gerações”. O tempo das gerações de Serra e dos tucanos o povo brasileiro conhece bem e sabe que é bem curto.

Ponta do iceberg

Em seguida diz ser a favor de “abrir para mais produção, sob controle”, no sistema de concessões para grupos privados. Essa proposta é apenas a ponta do iceberg de Serra, que anunciou durante a entrevista que está preparando um estudo de todas as áreas de atuação da estatal para apresentar, “daqui um mês mais ou menos, uma proposta a respeito dos rumos da Petrobras”.

Mas quando se trata de seu ninho tucano, Serra diz que não há erro da parte de seus correligionários. Indagado a falar sobre a crise de falta de água em São Paulo, o tucano afirmou que “não houve erro de planejamento”. “O fator determinante é a falta de chuva, não tem conversa”, disse ele.

Golpismo

Questionado sobre a proposta aventada por lideranças de seu partido e aliados de um impeachment por meio da judicialização da política, Serra diz que o “debate existe”.

No entanto, afirma que as condições políticas e jurídicas para isso não existem, diferente do que houve durante o governo Collor. “O Collor tinha um partido pequeno, tinha menos sustentação no Congresso. E houve envolvimento até pessoal e familiar nos esquemas de corrupção da época, com muita visibilidade”, comparou Serra. Questionado se a situação era a mesma em relação à presidenta Dilma ele disse: “Não, não existe”.

Apesar disso, Serra apoia a campanha de instabilidade para tentar impedir que Dilma exerça seu legítimo mandato criando um clima de ingovernabilidade. Disse que pensa em participar da manifestação de convocada pelos oposição para pedir o impeachment. “Talvez. Não sei. Vou ver como as circunstâncias se colocam na época”, afirmou.

Da redação do Portal Vermelho, com informações de agências

.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista