terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Contraponto 16.122 - "Dilma muda estratégia de articulação e parte para o 'olho a olho' "

.

24/02/2015


Dilma muda estratégia de articulação e parte para o "olho a olho"

A presidente contará com a ajuda do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Fazenda Joaquim Levy na articulação com o Congresso


 
Jornal GGN - A presidente Dilma Rousseff inicia com mais força a articulação para amenizar os entraves de governabilidade no Congresso. As informações são da repórter Vera Rosa, do Estadão. Uma série de reuniões e encontros está programada para esta semana. Ao lado de Dilma, o ministro da Fazenda Joaquim Levy e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foram convidados a intermediar com as pautas do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), e com o vice Michel Temer.
 
Na noite de hoje (23), Levy encontra-se em um jantar com Temer, Cunha, o presidente do Senado, Renan Calheiros, ministros do PMDB e a cúpula do partido, no Palácio do Jaburu. O objetivo é explicar ao partido líder das Casas sobre a necessidade das medidas impopulares para a economia voltar a crescer, como o corte de subsídios, e as alterações em benefícios trabalhistas.
 
O ex-presidente Lula, que chegará a Brasília nesta quarta-feira (25), que aconselhou a presidente a ouvir o PMDB e negociar com Cunha. O partido quer derrubar o veto de Dilma à correção de 6,5% na tabela de Imposto de Renda, planejada para entrar na pauta de votações da Casa nesta terça. Dilma Rousseff enviará outra medida provisória ao Congresso, propondo o reajuste de 4,5%.
 
Assim que desembarcar em Brasília, Lula deverá articular a defesa do governo e do PT. Essa semana o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, envia ao STF (Supremo Tribunal Federal) o processo de investigação da Lava Jato que envolve nomes de políticos. Na própria quarta, véspera da instalação da CPI da Petrobras, o ex-presidente jantará com senadores petistas. Uma conversa com Temer, Renan e Eunício também está programada na agenda de Lula.
 
"Nós vamos entrar na guerra contra os que tentam nos empurrar para o corner", disse Jorge Viana (PT-AC), vice-presidente do Senado, liderando o posicionamento do núcleo duro do PT, diante da restrição de que o esquema ocorreu apenas no governo petista, eliminando os anos de gestão de FHC. Viana estará no jantar com Lula.
 
Lula convenceu a presidente a usar a tática "olho no olho". Novas e mais entrevistas virão, além de anúncios, nos próximos dias, em torno de uma agenda positiva: novas regras para o regime Simples, pacote anticorrupção, Plano Brasil Exportador, o Mais Especialidades e a terceira etapa do Minha Casa, Minha Vida.
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista