segunda-feira, 16 de junho de 2014

Contraponto 14.038 - "O cara que xingou a Dilma"


16/06/2014

O cara que xingou a Dilma


Sul 21 - 16/jun/2014, 10h54min

por Rafael Guimaraens

O sujeito que xingou o Dilma é o mesmo que diariamente xinga o Bolsa-Família, o Brasil Sem Miséria, as cotas, o ProUni, que vaia os pobres na Universidade, no avião ou comprando TV de tela plana. Que xinga os gays, índios e quilombolas de tudo que não presta. Que pede a redução da maioridade penal. Que se informa pela Veja e congêneres. Que adora o Diogo Mainardi e odiava o Lobão, mas repentinamente se encantou por suas posições “patrióticas”. Que acha um absurdo instalar uma loja popular em um shopping chique. Que paga 300 pilas por uma camiseta “Abaixo o Brasil Atrasado”, confeccionada por uma grife denunciada por empregar trabalho escravo e acha bacana. Que tem três carros na garagem, mas se revolta com a possibilidade do pobre comprar carro.

Que reclama da carga de impostos, mas acha legal o Governo depositar uma fortuna na conta da Ford e não nas continhas dos pobres. Que está deprimido porque ser rico está perdendo a graça já que os pobres podem fazer algumas coisas que antes só os ricos faziam (síndrome Danuza Leão).

Não vou nem falar da grosseria, pois é a elite que temos. Também não creio que tenha xingado a Dilma como pessoa. Não haveria razão, pois ela é uma mulher digna, corajosa e cidadã exemplar; talvez nem como presidenta, pois o Brasil enfrenta a crise mundial com pleno emprego e redução das desigualdades, ao contrário de outros países. Xingou Dilma pelo que ela representa, os muros de segregação que vão sendo derrubados. O sujeito que xingou o Dilma não desgosta dos pobres, desde que estejam cozinhando sua comida, passando sua roupa ou preparando seu drinque e não ao seu lado no curso superior, no avião ou fazendo rolezinho no shopping. Não desgosta dos negros, desde que não passem do ensino fundamental. Desde que no trabalho sejam mandados e não mandantes. Desde que, no prédio, se limitem às tarefas domésticas e de portaria, e inquilinos, muito menos proprietários. Talvez nem todos pensem tudo isso, mas xingaram a Dilma por algumas dessas coisas.

 Esse sujeito que xingou a Dilma vai votar no Aecinho ou qualquer outro poste que acalente o sonho de que o Brasil voltará a ser como antes, quando cada um sabia o seu lugar.


Rafael Guimaraens é jornalista e escritor.
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista