quarta-feira, 11 de junho de 2014

Contraponto 14.007 - " Nunca tivemos tanto acesso a informação como temos hoje. E talvez nunca tenhamos sido tão desinformados quanto somos hoje..."

11/06/2014

 

 Nunca tivemos tanto acesso a informação como temos hoje. E talvez nunca tenhamos sido tão desinformados quanto somos hoje...


Um filme extremamente provocador... Fala das corporações de mídia estadunidenses, mas se aplica muito bem à nossa realidade, até porque a imprensa golpista brasileira não nada mais que uma deplorável caixa de ressonância da imprensa estadunidense. Só faz eco...

Nunca tivemos tanto acesso a informação como temos hoje. E talvez nunca tenhamos sido tão desinformados quanto somos hoje...

É bom pensar nessas questões de vez em quando: que critérios definem o que é e o que não é notícia? Que critérios definem a hierarquia das notícias, isto é, o que vai ganhar a capa dos jornais com manchetes em destaque e o que vai merecer apenas um cantinho qualquer no meio do jornal (ou nem isso)?

Os jornais são jornalismo ou são entretenimento? É pra informar, pra conscientizar, pra educar os cidadãos ou pra distrair e engabelar o público??

As notícias que são contadas pelos jornais estão relacionadas com os fatos efetivamente mais importantes da nossa vida??? O assassinato de uma criança pela madrasta tem mais interesse público do que a luta de comunidades quilombolas pelo domínio de terras originais? Quem define o que é mais "interessante" para o público? Quem estabelece o que deve ser o assunto do dia seguinte na fila do ônibus ou no cafezinho do trabalho com os colegas? Quem define o que nós NÃO vamos ficar sabendo? Quem define que acontecimentos NÃO serão noticiados para que permaneçam à margem do debate público? Quem define que o "escândalo" da compra de uma tapioca de 6 reais é mais importante e merece mais destaque no noticiário do que um programa de governo como o Busca Ativa, por exemplo, que leva o Estado brasileiro até as pessoas mais vulneráveis da nossa sociedade que, por si sós, não teriam condições de fazer valer seus direitos mais elementares?

Um reajuste (porque reajustes se dão para cima, mas se dão para baixo também...) de IPTU que elevaria a alíquota sobre os 20% mais ricos da cidade e reduziria a alíquota dos 80% mais pobres passou a ser execrado por esses 80% mais pobres que seriam beneficiados!!! Como se consegue isso??? Um imposto sobre grandes fortunas, que hoje não são tributadas, incidiria sobre apenas 5% da população brasileira. Por que esse imposto nunca é aprovado??? Por que boa parte dos demais 95% são contra a ideia???

Essas são apenas algumas questões... Por que assuntos secundários ganham destaque no noticiário, capas de jornais, horas e horas de tempo de televisão, e outros assuntos essenciais são completamente negligenciados???

Por que o jornalismo é usado como anestésico, como ferramenta de distração, de desvio da atenção do povo, como um ingrediente de alienação, ao invés de ser usado como um instrumento de politização e educação coletiva??? Quem lucra com esse embotamento das pessoas? Questões essenciais vão sendo indefinidamente adiadas porque estão sempre "esquecidas"... Quem ganha com isso? Esse atraso crônico é bom pra quem???



"Orwell está se Revirando no Túmulo" (por causa da obra de Orwell "1984", que mostrava a centralização...

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista