quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Contraponto 13.414 - "STF retoma sessão que pode reduzir pena de mensaleiros"

 .
27/2/2014

 

STF retoma sessão que pode reduzir pena de mensaleiros

 

Do R7 - 27/2/2014 às 11h02

 

Ministros vão retomar a votação dos condenados pelo crime de formação de quadrilha

Votação foi retomada na manhã desta quinta-feira Carlos Humberto/SCO/STF
 
O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, abriu há pouco a sessão de julgamento dos recursos do processo do mensalão. Hoje, os ministros vão retomar a votação dos condenados pelo crime de formação de quadrilha e a tendência da Corte é de livrar oito punidos pelo crime, entre eles o ex-ministro José Dirceu, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e o ex-presidente do partido José Genoino.

Até o momento, o placar está quatro votos a um a favor de absolvição por esse delito. A sessão desta manhã será retomada com o voto do ministro Teori Zavascki. Se o Supremo livrar os condenados por formação de quadrilha, Dirceu e Delúbio Soares garantem direito a cumprir pena em regime semiaberto, o que permitem aos dois, com autorização judicial, trabalhar fora da cadeia. Delúbio já está trabalhando e Dirceu aguarda uma decisão.

Barroso absolve acusados de quadrilha e ouve de Barbosa que tomou "decisão política"

Mensaleiros têm forno elétrico, liquidificador e frigideira dentro da cadeia

Leia mais notícias de Política e Brasil


A sessão de quarta-feira (26) foi marcada por um forte embate entre o presidente do Supremo e o ministro Luís Roberto Barroso, o primeiro a se posicionar pela não existência do crime de formação de quadrilha.

Joaquim Barbosa chamou o voto de Barroso de "político" e insinuou que ele chegou ao tribunal com o "voto pronto". Por sua vez, Barroso retrucou. "O esforço para depreciar o voto divergente é um déficit civilizatório", afirmou, ao pedir que Barbosa respeitasse sua decisão. O ministro Dias Toffoli saiu em defesa de Barroso.

Após a conclusão da análise dos recursos por formação de quadrilha, os ministros vão analisar os recursos contra a condenação por lavagem de dinheiro. Três condenados pediram para serem absolvidos desse crime, entre eles o ex-deputado João Paulo Cunha (PT-SP).

Veja as notícias do R7 na palma da mão. Assine o R7 Torpedo
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista