sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Contraponto 12.034 - "Ibope aponta recuperação de Dilma "

.

23/08/2013

Ibope aponta recuperação de Dilma 

 

Do Blog do Miro - sexta-feira, 23 de agosto de 2013

 

 
 
Por Altamiro Borges

Pesquisa divulgada nesta sexta-feira (23), feita pelo Ibope em parceria com o Estadão, apontou leve recuperação da popularidade do governo Dilma. A taxa de ótimo/bom cresceu de 31% para 38%; já as avaliações de ruim/péssimo caíram de 31% para 24%; o índice de regular seguiu estacionado em 37%. A pesquisa não deve ter agradado a oposição tucana nem os setores que ameaçavam iniciar uma dissidência no bloco governista. Ela, porém, não pode ser interpretada como um sinal de que tudo está bem, no pêndulo que vai da depressão à euforia e resulta sempre em salto alto.

Para Márcia Cavallari, executiva do Ibope, a recuperação de parte da popularidade de Dilma está relacionada ao refluxo das manifestações de rua. "Os protestos diminuíram de tamanho e de alvo. A presidente não está mais no foco", afirma. Ela também aponta que a melhoria de alguns indicadores econômicos, como a redução da inflação e do desemprego, como fator que explica a reversão da queda - apontada em pesquisas nos meses de junho e julho. "São todos indicadores concretos, que fazem diferença no dia-a-dia do eleitor", explica a chefona do Ibope.

Apesar da melhoria na imagem, a popularidade da presidente Dilma ainda está muito longe do que ela pontuava antes da explosão dos protestos de junho. Em março, a taxa de aprovação do governo chegou a atingir 63%, segundo sondagem do mesmo instituto. Os protesto de rua, amplificados pela mídia oposicionista, revelaram que a sociedade quer mais avanços no país. A presidenta escutou o "clamor da rua", deixou de lado seu estilo de "gerentona" e passou a fazer mais política, e procurou se reaproximar dos movimentos sociais. Ela também apresentou propostas concretas para atender as demandas das mobilizações. A melhora na pesquisa não pode fazê-la refluir nesta postura mais proativa. Pelo contrário. Ela mostra que este caminho deve ser ainda mais acelerado!

*****

Leia também:





.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista