terça-feira, 20 de agosto de 2013

Contraponto 12.024 - "JN 'defende' a Petrobras. Gato escondido com rabo de fora"



20/08/2013 

 

JN “defende” a Petrobras. Gato escondido com rabo de fora


Do Tijolaço - 20 de Aug de 2013 | 14:24


por Fernando Brito

Quem assistiu ontem ao Jornal Nacional deve ter ficado surpreso.

Uma longa matéria, de quase três minutos, falava do absurdo que era a gasolina estar muito mais barata no Brasil do que no restante do mundo, exceção feita aos Estados Unidos.

E lamentando o fato de a Petrobras estar sofrendo por isso, perdendo os recursos para seus investimentos.

Teriam os irmãos Marinho se tornado defensores da Petrobras? Estariam convertidos ao “nacionalismo” retrógrado, ao estatismo e logo veremos William Bonner com uma camiseta escrito “O petróleo é nosso”?

Como é que as Organizações Globo dizem isso, se há pouco mais de um ano – e sem alteração significativa do preço da gasolina nas bombas – o jornal o Globo abria suas manchetes para dizer que o brasileiro pagava uma das gasolinas mais caras do mundo?

E agorinha, dia 30 de julho, publicava outra matéria, dizendo que o reajuste de nossa gasolina estava entre os maiores do mundo, usando dados que estavam obviamente distorcidos (dizendo, por exemplo, que o preço médio do litro, aqui, era de R$ 3,30)?

Tudo na Globo, embora pareça jornalismo, é política.

Até a escolha do economista que fala na matéria é feita a dedo. O jovem Marcelo Caparoz, da RC Consultoria, é empregado de Paulo Rabello de Castro, dono da empresa e militante do Instituto Millenium, uma instituição sustentada com doações abatidas no Imposto de Renda que se dedica a combater…os impostos federais.

A televisão se juntou ao seus comentaristas econômicos para defender o aumento dos preços da gasolina simplesmente porque aposta nisso para recriar o clima de terrorismo inflacionário que tentou empurrar sobre o povo brasileiro nos últimos meses e que deu chabu.

O preço da gasolina está, sim, defasado com a alta do dólar e, sobretudo, com dois outros fatores: o preço do etanol, que maximizou sua procura e os impostos estaduais, que têm níveis extorsivos.

Mas adivinhem em quem vai cair a “culpa” de um eventual reajuste…
Claro, na Petrobras e em Dilma Rousseff.

E dá uma mão política para a tucanagem repercutir a (mais uma) CPI da Petrobras, o que desejam para enfraquecer a empresa.

Muy, muy amiga da Petrobras, essa Globo é.
PS. A reportagem está aí na seção de vídeos, para você conferir.

.

Um comentário :

  1. voces acreditam mesmo que eles tiveram uma febre de consciencia, moral e civismo? eu duvido muito a rede globo é como os EUA, quando lhe dar alguma coisa voce pode ter certeza vai lhe tirar 100 vezes mais. disso eu nao tenho duvida, nunca te oferecem nada sem que ja nao estivesse pensando ha 10 anos como lhe quebrar.

    ResponderExcluir

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista