domingo, 12 de maio de 2013

Contraponto 11.164 - "Roberto Jefferson desmente advogado e diz que Lula não sabia do mensalão, e PTB pode apoiar Campos, Aécio ou Dilma"


12/05/2013
 

Roberto Jefferson desmente advogado e diz que Lula não sabia do mensalão, e PTB pode apoiar Campos, Aécio ou Dilma


Do Justiça em foco - 09/05/2013

Roberto Jefferson desmente advogado e diz que Lula não sabia do mensalão, e PTB pode apoiar Campos, Aécio ou Dilma

   
Roberto Jefferson desmente advogado e diz que Lula não sabia do mensalão, e PTB pode apoiar Campos, Aécio ou Dilma

Brasília - O advogado e presidente licenciado do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Roberto Jefferson(delator do mensalão), volta a afirmar em entrevista  ao site Justiça em Foco, que o ex-presidente Lula não tem nada a ver com o mensalão. Segundo ele, seu advogado no processo do mensalão, está agindo isoladamente, para tentar envolver o ex-presidente Lula. Preciso me defender, e não de acusar qualquer pessoa.

O ex-deputado federal Roberto Jefferson, disse que a indicação do senador Gim Argello para Tribunal de Contas da União (TCU), não deve obrigar o PTB apoiar o governo na eleição. Segundo ele, o ex-deputado baiano Benito Gama, não tem nenhuma vocação para ser banqueiro.

Confira a íntegra da entrevista:

Justiça em Foco(@RonaldoNobrega): Vosso advogado no processo do mensalão, pede em recurso apresentado ao Supremo Tribunal Federal que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva volte a responder pelos fatos descritos no processo do mensalão. Como o senhor vê isso?

Roberto Jefferson: Isso é uma ação isolada do meu advogado Barbosa (Dr.Luiz Francisco Corrêa Barbosa), eu sou contra isso, a minha posição é aquela que já disse desde do início - entendo que o presidente Lula não tem nada a ver com esse processo do mensalão. (Grifo do ContrapontoPIG)

Justiça em Foco: Então o senhor não está de acordo com seu advogado para que Lula volte a responder pelos fatos descritos no processo do mensalão?

Roberto Jefferson: Respeito ação do Dr. Barbosa, mas não comungo com essa ideia.

Justiça em Foco: Mais isso faz parte da defesa. Ou não é?

Roberto Jefferson: Volto a falar que é na verdade, a posição do meu advogado, não é a minha. Eu sou réu no processo, não sou membro do Ministério Público, sou acusado como todos envolvidos no processo do mensalão. Preciso me defender, e não de acusar qualquer pessoa.

- PTB

Justiça em Foco: Agora, vamos falar de política. Pretende voltar à presidência nacional do Partido Trabalhista Brasileiro – PTB?

Roberto Jefferson: Assim que essa situação do STF se desvindar.

Justiça em Foco: Independente de qualquer resultado voltará para presidência do PTB?

Roberto Jefferson: Eu só voltarei assumir plenamente a presidência  - se eu conseguir reverter um resultado favorável no Supremo. Vamos aguardar os embargos.

- Eleições 2014



Justiça em Foco: Com relação aproximação do partido com o PT, com indicações para cargos, ou seja: seu vice-presidente, Benito Gama  para uma vice-presidência do Banco do Brasil, e indicação do senador Gim Argello para Tribunal de Contas da União (TCU). Qual sua opinião?

Roberto Jefferson: Então respondo - acho uma justa reivindicação do senador Gim Argello. Já que Valmir Campelo, ministro do TCU, se aposenta do cargo, vaga essa do PTB, por esse motivo o Gim tem o nosso apoio.  Agora vamos falar do deputado Benito Gama, ele não pleiteia cargo no BB, ele não quer. O partido é da base do governo e tem apoiado a presidenta Dilma Rousseff. Benito Gama, não tem nenhuma vocação para ser banqueiro.

Justiça em Foco: O PTB não quer participar da direção do Banco do Brasil?

Roberto Jefferson: Não.

Justiça em Foco:  O senhor seria favorável a uma aliança com PT?

Roberto Jefferson: Eu não tenho problema caso o presidente em exercício, Benito Gama, entender de construir essa aliança com PT. O PTB vai apoiar a construção que o presidente Benito possa estar fazendo com PT. Mas, também não sou contra construir alianças com PSDB  e PSB. O PTB tem que olhar e construir sua aliança com serenidade.

Justiça em Foco: A indicação de cargos não representa apoio a presidenta Dilma?

Roberto Jefferson: Vou responder dizendo – que a indicação do senador Gim Argello para o Tribunal de Contas da União (TCU), não deve obrigar o PTB apoiar o governo na eleição. Quero que isso fique bem claro. Não tem nenhum compromisso com reeleição de Dilma.

Justiça em Foco: Nos bastidores da política, o governador Eduardo Campos (PSB) já procurou o senhor, visando às eleições de 2014. É verdade?

Roberto Jefferson: Não, só no passado, quando estava passando pelo tratamento de quimioterapia ele veio me dar um abraço. Nada a ver com razões  eleitorais.

Justiça em Foco: Qual avaliação sobre o governo Dilma?

Roberto Jefferson: Ela está indo bem. A inflação está sob controle. Ela busca moralizar o governo.

- Medida Provisória 595  (MP dos Portos)

Justiça em Foco:  Como  vê a iniciativa da MP 595?

Roberto Jefferson: Uma MP que envolve vários interesses. O mais importante é impedir a centralização de poder nas mãos do Governo Federal. Isso tem de acabar. Devemos dar poder a cada unidade federativa. Sou a favor, que seja preservada a autonomia dos governadores.

Justiça em Foco: A MP 595, gerou muita polêmica.  Lembro que estava previsto no Fundo de Indenização do Trabalhador Portuário Avulso (FITP), na Lei 8.630/93, completamente prejudicado com a MP, que  usurpa o direito dos trabalhadores – ESTIVADORES. Como o senhor analisa?

Roberto Jefferson: Vamos continuar a luta pelo restabelecimento do direito devido aos estivadores. O PTB, não abre mão dos direitos de todos os trabalhadores brasileiros.

Justiça em Foco: Caso a MP 595 seja aprovada, sem assegurar o respeito ao direito adquirido - art. 67, §3º, da Lei 8.630/93(Trabalhador Portuário Avulso). O que o partido pretende faze

Roberto Jefferson: Vamos buscar todas as instâncias. O trabalhador é uma bandeira histórica do PTB.


.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista