segunda-feira, 18 de março de 2013

Contraponto 10.683 - "Serra bica Aécio. PSDB vai implodir? "

.

18/03/2013

 

Serra bica Aécio. PSDB vai implodir?  


Do Blog do Miro - 15/03/2013


 
 
Por Altamiro Borges
 

A mídia até que tentou ocultar ao máximo as sangrentas bicadas no ninho tucano, mas não deu mais para conter a sangria. Nesta semana, os jornalões finalmente deram destaque para a violenta disputa entre o mineiro Aécio Neves, o cambaleante presidencial do PSDB, e o paulista José Serra, o eterno candidato da legenda. O clima é de guerra e há risco real de implosão no principal partido da oposição de direita. Serra já mandou avisar que só fica na sigla se abocanhar a sua presidência nacional.

Segundo o jornal Valor, “José Serra disse a um interlocutor em sua casa nesta semana que a presidência do PSDB é o único cargo que lhe interessa para continuar no partido e compor com o senador Aécio Neves. A outro interlocutor não disse isso tão expressamente, mas deixou claro que nem a presidência do Instituto Teotônio Vilela (ITV), o órgão de estudos do partido, nem a secretaria-geral, interessam-lhe. Serra considerou ‘uma ofensa’ o papel secundário que tentam lhe conferir no processo de definições interno”.

Até Josias de Souza, muito ligado aos tucanos, teme o pior. Em seu blog na Folha, ele informa que “alijado da composição da nova direção da legenda, Serra ameaça abandonar o navio... Os tucanos ruminam a suspeita de que Serra faz bico para chamar a atenção. Mas não teria peito para levantar voo. Pelo sim, pelo não o presidenciável Aécio Neves, na bica de assumir o comando do partido deve avistar-se com Serra nesta segunda-feira (18). Diz-se que Aécio proporá a Serra uma harmonização dos respectivos interesses”.

Já o jornal O Globo, um dos principais antros da oposição de direita, já dá como certa a fragmentação dos tucanos. Segundo a repórter Maria Lima, “submerso desde a derrota para o petista Fernando Haddad na disputa pela prefeitura de São Paulo, o ex-ministro e ex-governador José Serra continua longe dos movimentos para impulsionar a pré-candidatura do senador Aécio Neves (MG) a presidente da República pelo PSDB. Aécio tentou uma aproximação com Serra em janeiro, mas não prosperou”.

Segundo a reportagem, Serra estaria muito descontente com seu isolamento no partido. “Agora o tucano paulista está sendo sondado pelo presidente do PPS, deputado Roberto Freire (PE), que quer integrá-lo num projeto ambicioso: a fusão do PPS com o nanico PMN, que poderia agregar parlamentares da base governista e da oposição em direção à pré-candidatura do governador pernambucano Eduardo Campos (PSB). Uma estimativa inicial dá conta de que o projeto poderia reunir uma bancada de cerca de 40 deputados”.
 
.

Um comentário :

  1. Projeto nacional? PROJETO PESSOAL. Roberto Freire quer garantir seu palanque para tentar se reeleger por SP, bom lembrar que Serra o levou debaixo do braço em 2010, no melhor estilo "esse é o meu deputado".

    Se precisar levar o partido pro buraco com esse "Projeto Nacional Individual", ele levará. Alguém acredita que um partido que saia com Serra candidato tenha realmente um projeto "grande"? Burro quem não vê isso.

    ResponderExcluir

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista