terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Contraponto 10.496 - Morre cientista cearense José Júlio da Ponte

.
19/02/2013
 

Cientista José Júlio da Ponte morre aos 78 anos

 

Do Jornal O Povo - 19/02/2013 

 

O cientista estava internado no Hospital Regional da Unimed há mais de 15 dias. Ele era professor emérito de Agronomia na Universidade Federal do Ceará (UFC)

 


José Júlio da Ponte destacou-se na pesquisa de alternativas naturais aos agrotóxicos

O professor e cientista José Júlio da Ponte Filho morreu na tarde de ontem, aos 78 anos, no Hospital Regional da Unimed, vítima de uma parada cardíaca. O professor emérito de Agronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC) estava internado no hospital há mais de 15 dias por causa de uma pneumonia e infecção urinária.

“Ele estava muito debilitado. Teve uma melhora ontem (domingo) e foi transferido para o apartamento, mas não resistiu a uma parada cardíaca”, explicou o irmão, o jornalista Alan Neto. Ele conta que a família “ficou muito abalada”.

“Depois que papai e meu irmão Flávio (Ponte) se foram, ele assumiu o papel de pai. Preocupado com a gente, se alegrava com as nossas vitórias, costumeiramente ligava; ele era um irmão acima de qualquer suspeita, uma pessoa extraordinária”, disse, emocionado, Sérgio Ponte, também irmão de José Júlio.

Agronomia
O reitor da UFC, Jesualdo Farias, lembra que Júlio teve forte atuação na fundação do curso de Agronomia, que deu origem à universidade, ao lado das faculdades de Direito, Odontologia e Farmácia. “Grande parte dos professores (de Agronomia) passaram de alguma forma por ele. Esses professores deixaram como legado a própria universidade; foram além do papel de pesquisadores e educadores e deixaram sua contribuição para a Universidade Federal do Ceará, que é hoje uma das mais importantes do País”, ressaltou o reitor.

Segundo o ex-presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Ceará (Aeac), José Maria Freire, José Júlio Ponte foi responsável pela formação da maioria dos profissionais da área de fitopatologia. Além disso, contribuiu para a Aeac com publicação de trabalhos técnicos. Freire destaca ainda a luta do professor no combate ao uso de agrotóxicos. “Eu, na condição de ex-presidente da associação, ex-aluno e amigo dele lamento profundamente a perda desse grande cientista da área agrônoma”, disse José Maria Freire.

O enterro do professor será realizado no cemitério Parque da Paz, às 16 horas de hoje, precedido de uma missa de corpo presente, às 15 horas, no mesmo local.

Quem

ENTENDA A NOTÍCIA

José Júlio da Ponte Filho graduou-se em 1958 como engenheiro agrônomo pela UFC. Também foi presidente da Academia Cearense de Ciências e fez parte da Academia de Ciências de Nova York.

Frases

Papel acadêmico
“O título de professor emérito que lhe foi concedido foi pela contribuição para o crescimento e consolidação da Universidade”Jesualdo Farias, reitor da Universidade Federal do Ceará

Aluno exemplar
“Como aluno nunca faltou uma aula. Foi a maior média da UFC até hoje, com 9,7; ninguém nunca conseguiu superá-lo”

Alan Neto, jornalista e irmão de José Júlio Ponte
Perfil

Cientista e comendador José Júlio da Ponte era graduado em agronomia pela Universidade Federal do Ceará, instituição na qual concluiu mestrado e também exerceu a função de professor. Foi presidente da Academia Cearense de Ciências, além de ter feito parte da Academia de Ciências de Nova York. Em abril de 2007, foi admitido na Ordem Nacional do Mérito Científico por ter se destacado na pesquisa de alternativas naturais aos agrotóxicos, descobrindo que a manipueira, extrato líquido que sobra no processo de fabricação da farinha de mandioca, pode ser aplicada no combate a pragas e doenças nas plantações.
 

Multimídia

José Júlio da Ponte foi entrevistado no programa Memória Viva, da TV O POVO. Reveja: is.gd/H7LUvd

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista