terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Contraponto 10.496 - "Todo o significado da vitória do presidente Rafael Correa na reeleição no Equador"

.
 19/02/2013


Todo o significado da vitória do presidente Rafael Correa na reeleição no Equador 


Do Blog do Zé - Publicado em 18-Fev-2013
(Foto: Roosewelt Pinheiros/ABr)
Image
 Rafael Correa

A vitória do presidente Rafael Correa em sua 2ª reeleição no Equador neste domingo (ontem), para decepção de nossa direita e de certa mídia tupiniquim, consolida o processo de mudanças que ele próprio e seus dois governos anteriores iniciaram e que ainda tem pela frente três grandes reformas, as relativas à água - seu uso na geração de energia via hidrelétricas -, à terra e aos meios de comunicação.

Correa venceu novamente o pleito já no 1º turno, como já havia ocorrido em 2009, com ampla vantagem sobre os concorrentes. Foi seu 7º triunfo nas urnas (três eleições presidenciais e quatro plebiscitos). Nos 20 anos que antecederam sua chegada ao poder, nada menos que 14 presidentes haviam sido depostos (uma média de cerca de um presidente a cada ano e meio).

O resultado - vitória no 1º turno, ontem, com 61% dos votos, segundo as projeções de boca de urna - e a conquista da maioria na Assembleia Nacional lhe dão condições de fazer avançar também o processo de consolidação da democracia no pais.  Ao contrário dos 20 anos anteriores (principalmente do período 1996-2006), com os governos Correa o Equador se livrou da instabilidade, das conspirações e golpes.

Direita não ganha uma nas urnas na América Latina...


Já a direita no nosso continente - e isso evidencia-se mais uma vez com a reeleição de Correa - colhe sucessivos fracassos e derrotas seja no Chile, seja no Panamá ou em Honduras. As críticas de nossa mídia conservadora à reeleição de Correa, principalmente com o argumento de que ele está há muito tempo no cargo - cumpriu dois mantados -, são hipócritas, já que a reeleição existe em todas as democracias.

A reeleição é comum especialmente nas democracias parlamentares, nas quais mandatos de 10, 12, 14 anos são normais. Pior é dizer, como fez a Folha de S.Paulo, que há imobilismo no Equador. Esta é, realmente, a típica colocação que merece um exame da ombudsman do jornal.

As razões da má vontade de nossa mídia conservadora - e a de todo o continente - com os governos Rafael Correa? O fato de ele prometer, no momento em que foi reeleito pela 2ª vez, ter como prioridade de seu próximo mandato o envio de um novo projeto de lei à Assembleia Nacional para regular a imprensa equatoriana. E de ser visto como um aliado do presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

"Busquemos uma nova Lei de Comunicação, que regule os claros excessos que tem certa imprensa", disse o presidente. "O que queremos é uma imprensa honesta e responsável", afirmou. "A América Latina tem uma das piores imprensas do mundo", completou.


.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista