segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Contraponto 10.280 - "Brizola Neto lança carteira de trabalho eletrônica"

247 – A velha carteira de trabalho deve ser substituída no próximo ano por um cartão eletrônico. O projeto do ministro do Trabalho, Brizola Neto, está na Câmara de Gestão e tem a aprovação da presidente Dilma Rousseff, que o quer concluído ainda neste ano, informa reportagem do jornal O Estado de S.Paulo.

Além de diminuir a burocracia, o cartão facilitará e muito a vida do trabalhador, que poderá consultar se a empresa depositou sua contribuição previdenciária, o FGTS e o recolhimento de Imposto de Renda. "Os empregados terão acesso online aos locais e períodos em que trabalharam. A iniciativa também tem o objetivo de coibir fraudes", explica a reportagem.

"Quer melhor fiscal que o próprio trabalhador?", afirmou o ministro do Trabalho, a respeito do projeto. "Vamos eliminar coisas que hoje estão em papel", acrescentou o coordenador-geral de Fiscalização substituto da Receita, Daniel Belmiro, citando como exemplo a folha de pagamentos e o livro de empregados, documentos que a empresa é obrigada a imprimir.

O projeto visa reunir num único banco de dados todas as informações sobre o trabalhador e sua relação com as empresas. O projeto reúne, além do Ministério do Trabalho, a Receita Federal, o INSS e a Caixa Econômica Federal. A ideia é que a partir do início do ano que vem as empresas já comecem a fazer uma única declaração às instituições.

.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista