terça-feira, 11 de setembro de 2012

Contraponto 9191 - "Dilma anuncia novo preço na energia e mira FHC"

11/09/2012

Dilma anuncia novo preço na energia e mira FHC

Do Brasil 247 - 11 de Setembro de 2012 às 15:27

Dilma anuncia novo preço na energia e mira FHCFoto: Edição/247

Em evento oficial no Planalto, presidente anunciou a renovação antecipada das concessões e aproveitou para criticar os apagões do governo anterior ao do PT, de Fernando Henrique Cardoso; "Lembro quando o mercado de energia não funcionava, mas esse País mudou"

247 – O governo brasileiro anunciou oficialmente nesta terça-feira 11, em evento no Palácio do Planalto, a redução das tarifas de energia elétrica de 16% a 28% para os consumidores e a renovação antecipada das concessões de energia, com o objetivo de garantir maior competitividade da economia brasileira.

Em seu discurso, a presidente Dilma Rousseff aproveitou para fazer ataques ao governo de Fernando Henrique Cardoso – que presidiu o País antes de o PT assumir. Dilma lembrou o período de racionamentos no País e os apagões vivenciados em 2001. A presidente afirmou que as medidas anunciadas hoje são o ápice de um processo iniciada por ela mesma, em 2003 – quando assumiu o ministério de Minas e Energia.

"Lembro quando o mercado de energia não funcionava, mas esse País mudou, hoje respeitamos os contratos. Contratos venceram, não se pode tergiversar quanto a isso", disse. A queda na tarifa é resultado da renovação das concessões que vencem a partir de 2015, da redução de encargos setoriais e do aporte pela União de R$ 3,3 bilhões.

"Essas medidas representarão aumento do poder aquisitivo da população brasileira. As decisões de agora constituem uma das mais arrojadas iniciativas para impulsionar o desenvolvimento do Brasil", disse o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão durante a cerimônia no Palácio do Planalto.

A redução do preço da energia ocorrerá a partir de 2013 por meio da antecipação da renovação das concessões e redução de encargos setoriais. Segundo o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, a cobrança da Reserva Global de Reversão (RGR) e a Conta de Consumo de Combustíveis (CCC) serão eliminadas. Já a Conta de Desenvolvimento Energético ficará reduzida a 25% do valor atual. Para os consumidores de alta tensão, como a indústria, a redução vai de 19,4% a 28%.

As reduções na tarifa de energia poderão ser ainda maiores do que as anunciadas pelo governo brasileiro após a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) concluir estudos sobre o setor em março, segundo afirmou a presidente Dilma, nesta terça-feira.

Com informações da Reuters e do Blog do Planalto

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista