segunda-feira, 26 de março de 2012

Contraponto 7683 - "Paraibanos criam chip de identificação de voz"


26/03/2012

Paraibanos criam chip de identificação de voz

Diário do Nordeste (CE) - 26.03.2012

Um grupo de alunos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Paraíba, desenvolveu um chip capaz de identificar uma pessoa através da voz. A novidade, criada no Laboratório de Arquitetura Dedicada (LAD)da universidade paraibana, tem o objetivo de relacionar uma voz a um identidade ou certificar se quem está falando é realmente quem diz ser.

O chip foi batizado de SPVR (Speaker Verification System) e teve seu trabalho inicial desenvolvido por alunos dos cursos de graduação em Engenharia Elétrica e Ciência da Computação.

A iniciativa, que teve início em 2009, faz parte do programa federal Brazil-IP (Brazil Intelectual Property), que existe desde 2003 e integra estudantes e professores de várias universidades públicas do país. O Brazil-IP havia proposto a criação de um chip para cada uma das universidades participantes. Segundo o Laboratório de Arquitetura Dedicada, o dispositivo paraibano chega a ser um dos chips mais complexos já produzidos no Brasil.

O dispositivo trabalha com a definição de modelos para perceber a característica vocal de cada pessoa, fazendo assim a identificação do perfil vocal do usuário. Como teste para possíveis aplicações, o chip é usado na porta do laboratório da universidade, onde só entra quem tem a voz reconhecida pelo sistema.
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista