segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Contraponto 6810 - "Chevron: Globo põe a culpa no Brasil"

.
21/11/2011
    Chevron: Globo põe a culpa no Brasil
Do Conversa Afiada - Publicado em 21/11/2011

Sugestão de amiga navegante baiana:

Saiu no Globo:


Ilustração do ContrapontoPIG


Investimento em tecnologia preventiva é ínfimo, dizem especialistas. Plano Nacional de Contingência nunca saiu do papel


O Brasil não está preparado para evitar ou conter vazamentos de petróleo: o investimento em tecnologia preventiva é exíguo e o Plano Nacional de Contingência, embora previsto em lei, nunca saiu do papel. Para especialistas, o derrame de óleo da americana Chevron deve servir como alerta para corrigir o despreparo, tanto de empresas como dos órgãos de controle, visando aos desafios do pré-sal.


— Governo e empresas têm dado ênfase na pesquisa de prospecção de petróleo e pouco se tem avançado no desenvolvimento de tecnologia preventiva. Precisamos de robôs, sensores e outros equipamentos que consigam identificar vazamentos com precisão, de modo a permitir uma rápida reposta — diz o historiador ambiental Aristides Soffiati, do núcleo de estudos socioambientais da UFF de Campos.


É preciso criar um comitê independente de diagnóstico


O vazamento da Chevron no campo do Frade, na Bacia de Campos, é um exemplo desse despreparo. Segundo fontes ouvidas pelo GLOBO que acompanham a investigação, o robô da empresa tinha capacidade limitada de atuação a uma profundidade de 1.200 metros. Por isso, ela teve de recorrer à Petrobras, sócia minoritária do Frade e operadora de um campo vizinho, para identificar a fonte do vazamento com precisão. Foi a estatal que emprestou à petrolífera americana equipamentos mais modernos para que ela pudesse pôr em prática seu plano de contenção.


O desencontro de informações sobre a extensão do vazamento — a Agência Nacional do Petróleo chegou a estimar que o derrame era cinco vezes maior que o divulgado pela Chevron — é outro indício de despreparo. Para Segen Estefen, diretor de tecnologia e inovação da Coppe/UFRJ, os órgãos reguladores devem ter um comitê independente de diagnóstico, para não depender dos números fornecidos pela empresa responsável pelo acidente.


(…)

Clique aqui para ir ao WikiLeaks e ver como o Padim Pade Cerra prometeu o pre-sal à Chevron.

Navalha

Se o amigo navegante quiser, de fato, saber o que faz a Chevron do Cerra no Brasil recomenda-se ler o Fernando Brito, no Tijolaço.

Agora, finalmente, a Chevron admitiu a culpa.

Não deixe de conhecer a hipótese de a Chevron ter provocado o vazamento, porque estava no ato de usar o canudinho para chupar o pre-sal.







Paulo Henrique Amorim

.
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista