sexta-feira, 22 de julho de 2011

Contraponto 5841 - "Brasil entregará obras da Copa no prazo, diz Orlando Silva a jornalistas estrangeiros"

.

22/07/2011

Brasil entregará obras da Copa no prazo, diz Orlando Silva a jornalistas estrangeiros

Do Blog do Planalto - Quinta-feira, 21 de julho de 2011 às 18:27 (Última atualização: 21/07/2011 às 18:52:10)

O ministro do Esporte, Orlando Silva, disse nesta quinta-feira (21/7) que os preparativos para a Copa do Mundo de 2014 estão correndo no prazo estipulado, com a previsão de término das obras de oito dos doze estádios até o fim de 2012, enquanto os quatro estádios restantes devem ficar prontos até o fim de 2013. O governo federal estima investimentos em torno de US$ 15 bilhões em obras de infraestrutura para o mundial de futebol.

Durante entrevista coletiva por teleconferência com a imprensa internacional, Orlando Silva comentou os últimos avanços nos preparativos para “o maior evento esportivo do planeta”.

“A Copa do Mundo é uma grande oportunidade para que o mundo conheça a incrível diversidade do país e nossa democracia, que deve ser uma das mais amplas do mundo. É uma honra termos sido escolhidos como país-sede e estamos muito entusiasmados em compartilhar com o mundo nossos valores de paz e hospitalidade”, afirmou o ministro.

Estima-se que a realização da Copa do Mundo de 2014 trará impactos positivos importantes para a economia brasileira. Estudo recente do Ministério do Esporte realizado pela Ernst & Young/FGV prevê que o evento deverá gerar 183 bilhões de reais em negócios e atividades econômicas no Brasil. Além disso, o Ministério do Esporte estima que o evento vai gerar 700 mil empregos diretos e indiretos no País.

Plano de Ação em três etapas para a Copa de 2014

Coordenador do Comitê Gestor da Copa 2014, o Ministério do Esporte dividiu o planejamento das ações prioritárias para realização do Mundial em ciclos, de acordo com a importância e o tempo de maturação de cada projeto.

O primeiro ciclo de planejamento, iniciado em 2009 e que vai até o fim de 2011, inclui investimentos de até 15 bilhões de dólares em projetos prioritários de infraestrutura, como estádios, aeroportos, portos e obras de transporte urbano. O Comitê Gestor agora trabalha para assegurar que esses projetos estejam prontos para receber os três milhões de turistas brasileiros e os 600 mil visitantes internacionais esperados para 2014.

“O segundo ciclo de planejamento já está bem adiantado. Estamos concentrando nossos esforços em infraestrutura e serviços”, afirmou o ministro.

A segunda fase do planejamento, que vai de 2010 a 2011, prevê projetos relacionados à segurança pública, infraestrutura turística, energia, telecomunicações, TI, sustentabilidade ambiental e promoção do País relacionada à Copa do Mundo.

O terceiro ciclo, que ocorre entre 2011 e 2013, trata das ações planejadas antecipadamente e que serão finalizadas em período mais próximo à competição, como as das malhas aérea, aeroportuária e portuária, de transportes e de mobilidade urbana. As operações referentes aos temas de saúde e energia também são abordadas nessa fase, assim como os programas específicos de promoção do país.

Governo supervisiona preparativos para Copa do Mundo

Paralelamente ao progresso em infraestrutura, passos importantes foram dados nos últimos seis meses nos campos jurídico, regulatório e organizacional para garantir a coordenação entre os governos federal e estadual, os setores público e privado e os demais atores nacionais e internacionais responsáveis pela organização da Copa. Esse esforço inclui uma série de visitas feitas pelo ministro Orlando Silva em janeiro de 2011 para discutir parcerias federais e regionais com os governadores locais e prefeitos das 12 cidades-sede.

As visitas foram seguidas de reunião da presidenta da República, Dilma Rousseff, em 31 de maio, da qual participaram governadores, prefeitos e demais representantes dos governos federal, estaduais e municipais para avaliar o progresso da preparação.

Nessa reunião, o governo brasileiro anunciou um novo modelo de gestão para os aeroportos brasileiros, que possibilita concessões dos aeroportos de Brasília (BSB), São Paulo-Guarulhos (GRU) e Viracopos-Campinas (VCP) à iniciativa privada. No caso desses três aeroportos, a nova política estabelece limites para participação da Infraero a não mais de 49 por cento.

Outra medida decisiva para a realização da Copa 2014 foi a aprovação, pelo Congresso Nacional, do Regime Diferenciado de Contratações, o chamado RDC, que, sancionado pela presidenta Dilma Rousseff, criou novo modelo de licitações de obras no Brasil. O RDC simplifica procedimentos sem o abrandamento do controle dos gastos.


Segurança em primeiro lugar

A presidenta Dilma Rousseff assinará, nos próximos dias, decreto formalizando a criação da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos. Subordinado ao Ministério da Justiça, o órgão terá como missão coordenar e integrar todas as forças de segurança usando as mais avançadas tecnologias, como robôs antibombas.

“O governo brasileiro está trabalhando para atender às prioridades do planejamento e dos prazos estabelecidos para a Copa do Mundo de 2014 por meio de investimentos, parcerias e projetos em grande escala de construção. Estamos orgulhosos do trabalho que tem sido feito. Continuaremos mantendo a sociedade e a imprensa atualizadas sobre os progressos da preparação”, concluiu o ministro Orlando Silva.

Artigos relacionados

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista