segunda-feira, 20 de junho de 2011

Contraponto 5582 - " Um balanço inicial do II BlogProg"

.
20/06/2011


Um balanço inicial do II BlogProg

Do Blog do Miro - 20/06/2011


Por Altamiro Borges


O II Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas (BlogProg), realizado neste final de semana em Brasília, foi um baita sucesso. Após três dias de intensos debates e muitas votações, os participantes concluíram a plenária final, no domingo à tarde, em clima de êxtase, de missão cumprida. Muitos choraram no encerramento do evento. As despedidas de muitos que só se conheciam no mundo virtual foram emocionantes, carregadas de generosidade e espírito construtivo.

Num balanço ainda inicial do II BlogProg, destaco cinco razões do enorme sucesso. Em primeiro lugar, o encontro foi altamente representativo, confirmando o crescente fortalecimento da blogosfera progressista. 369 ativistas digitais de 21 estados (apenas Roraima, Rondônia, Amapá, Mato Grosso de Sul, Tocantins e Alagoas não estiveram representados) participaram do evento na excelente sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio. E isto após a realização de 14 encontros estaduais e dois regionais que reuniram 2.110 internautas e que garantiram o maior enraizamento e descentralização deste movimento.

Democracia e alto nível político

Em segundo lugar, o evento foi altamente democrático, com total respeito à pluralidade de opiniões existente na rede. As polêmicas foram quentes – principalmente sobre a relação da blogosfera com o governo e sobre a continuidade do movimento. Mas a palavra foi garantida a todos e as inúmeras votações definiram os próximos passos. Ao final, predominou o esforço da construção da unidade na diversidade – sem sectarismo ou visões aparelhistas.

Em terceiro lugar, o II BlogProg propiciou um debate político de alto nível. Além das exposições iniciais do presidente Lula, do ministro Paulo Bernardo e das excelentes contribuições do professor Venício Lima, do jurista Fabio Konder Comparato e da deputada Luiza Erundina, ocorreram 10 oficinas para tratar de variados temas, reuniões de grupo e a plenária final. Esta overdose de debates municiou os blogueiros e ativistas das redes sociais para as futuras batalhas.

Autonomia e legitimidade

Em quarto lugar, o encontro aprovou um plano de ação que permite o fortalecimento do movimento. Ele está centrado na luta pela democratização dos meios de comunicação no Brasil – na luta por um novo marco regulatório do setor, pela implantação do Plano Nacional de Banda Larga e contra qualquer tipo de censura na rede. Ele garante a autonomia da blogosfera, que faz o combate às manipulações da mídia golpista, mas que também critica e pressiona o governo – não tem nada de chapa-branca.

Por último, o II Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas representou um salto na legitimidade deste jovem movimento, que nasceu em agosto de 2010. As presenças de Lula, do ministro Paulo Bernardo, do governador Agnelo Queiroz e de vários parlamentares e lideranças dos movimentos sindical e popular confirmam que a blogosfera se tornou um ator importante no cenário político brasileiro. A “velha mídia” pode choramingar, mas a blogosfera mostrou a sua força. Parabéns a todas e todos!
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista