sábado, 18 de junho de 2011

Contraponto 5576 - "Lula agradece à blogosfera: “Sei o bem que vocês fizeram ao povo”"


18/06/2011

Lula agradece à blogosfera: “Sei o bem que vocês fizeram ao povo”

Do Vermelho - 18 de Junho de 2011 - 5h11

Sete meses depois de ter concedido a primeira entrevista coletiva de um presidente da República a blogueiros e tuiteiros, Luiz Inácio Lula da Silva voltou, na noite desta sexta-feira (17), para os braços da blogosfera. Ovacionado por um público que não parava de aplaudi-lo e entoar palavras de ordem como “Lula / guerreiro / do povo brasileiro”, o ex-presidente roubou a cena na abertura do 2º Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas, em Brasília (DF).
Embora já tivesse escrito seu discurso, Lula, na hora H, improvisou — mas cumpriu a promessa de fazer uma exposição breve, de menos de 15 minutos. Foi tempo suficiente para ele disparar uma série de críticas à grande mídia e à direita brasileira. E tempo, sobretudo, para retribuir o apoio que recebeu nos oito anos de seu governo, particularmente em 2010, durante as acirradas eleições presidenciais.

Leia também
“Como ex-presidente, sei o bem que vocês fizeram ao povo deste país e à democracia”, afirmou Lula, referindo-se à disputa eleitoral entre Dilma Rousseff e José Serra. “Não vou esquecer o papel que vocês tiveram na defesa da liberdade de imprensa. Vocês evitaram que a sociedade fosse manipulada pelos falsos formadores de opinião — que já não formam opinião nem na casa deles.”

Segundo Lula, os abusos da mídia hegemônica não ocorrem apenas no Brasil. “Já visitei 16 países desde que deixei a Presidência e sei que, em todo lugar, a imprensa confunde críticas com mentiras. Não me incomodo de ser criticado por nenhum jornalista, mas não suporto as mentiras que eles dizem.”

O ex-presidente deu ainda mais ênfase às críticas ao tucano José Serra, a quem acusou de ter inventado um “meteorito de papel” em evento de campanha no Rio de Janeiro. Para Lula, “não é admissível que alguém que queira ser presidente faça uma farsa como aquela. O estrago não foi na cabeça — foi nas urnas”.

De acordo com o ex-presidente, Serra também estimulou o ódio contra a então candidata Dilma. “Nunca vi tanto preconceito — e olha que sofri demais com isso nas cinco eleições presidenciais que disputei. Foi o único momento da história em que um candidato a presidente saiu da disputa mais fraco do que entrou.”

Banda larga

Mesmo diante da presença do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, Lula cobrou avanços no Plano Nacional de Banda Larga, ressalvando que Dilma honrará o compromisso de espalhar a internet popular Brasil afora. “Hoje, temos menos computador nas casas do que devemos ter, menos gente na internet do que devemos ter, menos blogueiros do que devemos ter. É preciso coragem para fazer da banda larga um direito de todos”, disse o ex-presidente.

Ele também ponderou que qualquer mudança nas comunicações “mexe com grandes interesses”. Como exemplo, evocou o ex-ministro da Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República), Franklin Martins, também presente ao evento. “Vocês sabem o quanto o Franklin apanhou só por dizer que era preciso um novo marco regulatório, já que o nosso é de 1962.”

Aos blogueiros, Lula pediu “seriedade” na luta. “A direita não brinca em serviço. Quanto mais te atacarem, mais você deve ter seriedade”, recomendou, para depois retomar os elogios. “Vocês são uma alternativa, uma possibilidade para que a sociedade possa formar a sua própria opinião. Valeu a pena vocês existirem. Tomara que ainda valha muito mais.”

Ao Vermelho, minutos depois de sua exposição, Lula garantiu que abrirá um blog, mas disse que não dará detalhes da iniciativa. O iminente blogueiro já terá, assim, mais uma motivação para participar dos próximos encontros da blogosfera progressista.

De Brasília,
André Cintra


_______________


Lula ao Vermelho: “Quero lançar o blog sem estardalhaço”

Do Vermelho - 18/96/2011

Tomar depoimentos de Luiz Inácio Lula da Silva durante o 2º Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas não foi tarefa fácil. Tão logo Lula encerrou sua exposição na abertura do evento, nesta sexta-feira (17), em Brasília, os participantes correram em torno da mesa para garantir abraços, beijos, autógrafos, fotos — qualquer lembrança do ex-presidente mais popular da história do Brasil.

Por André Cintra

Na saída pelos fundos do auditório, mais assédio. À ofensiva dos blogueiros, somaram-se empurrões e cotoveladas de seguranças egressos sabe-se lá de onde. Com tanto alvoroço, Lula mal conseguia ouvir a reportagem. “Você poderia responder a algumas perguntas do portal Vermelho?”, pergunto-lhe eu. “Não dá, é uma hora ruim. Estou correndo para outro compromisso.”

Sua pressa, a certa altura, era visível. Mas a pressa dos assessores parecia ainda maior. À parte tantas pressões, tantos pedidos, Lula falou brevemente ao Vermelho, sim, ainda que em momentos intercalados. Nas poucas e breves respostas que deu, deixou escapar que deve aderir em breve à blogosfera — uma notícia a ser comemorada pelos blogueiros progressistas.

Vermelho: Li que você, fora da Presidência, conseguia ler mais. Está lendo mais blogs também?
Lula: Eu tento ler. Tenho um grande respeito por esses blogueiros.

Vermelho: E quando é que você mesmo será um blogueiro?
Lula: Eu ainda vou ter um blog. Pode esperar.

Vermelho: Quando?
Lula: Não, isso não importa.

Vermelho: Mas o blog está realmente nos planos de curto, médio prazo?
Lula: Eu não vou dar detalhes disso. Quero lançar o blog sem estardalhaço.

Vermelho: O Plano Nacional de Banda Larga empacou? Não está muito parado, incompleto?
Lula
: Não. A Dilma vê essa questão com muito carinho, sabe que é um direto do povo.

Vermelho: E o Paulo Bernardo (ministro das Comunicações)?
Lula: Ele está aí. É bom que vocês tirem todas as dúvidas com ele e pressionem.

Vermelho: Você disse que a sociedade precisa formar a própria opinião, sem intervenções dos “formadores”...
Lula: Já estão formando, e é por isso que vim aqui. Vim para a agradecer o apoio desse pessoal que escreve no blog, no Twitter. Eles ajudaram a dar mais liberdade de imprensa ao país.

.
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista