quarta-feira, 25 de maio de 2011

Contraponto 5422 - "Associação Brasileira de Linguística defende livro do MEC"

.
25/05/2011


Associação Brasileira de Linguística defende livro do MEC

Os amigos do Brasil - Terça-feira 24, maio 2011

A Abralin (Associação Brasileira de Linguística) defendeu, em nota oficial divulgada nesta sexta-feira (20), o livro didático de Português “Por uma vida melhor”, distribuído pelo MEC (Ministério da Educação).

A nota da Abralin, assinada pela presidente e professora da UFPR (Universidade Federal do Paraná) Maria José Foltran, afirma que os críticos do livro “não tiveram sequer o cuidado de analisá-lo mais atentamente”, e “pautaram-se sempre nas cinco ou seis linhas citadas”.

De acordo com Foltran, o material tem como objetivo debater o uso da variação linguística para “ressaltar o papel e a importância da normal culta no mundo letrado”. “Nunca houve a defesa de que a norma culta não deva ser ensinada”, afirma a nota.

A Abralin ainda ressalta que a linguística “não faz juízos de valor” sobre as variedades da língua, mas que constata que algumas dessas variedades têm “maior ou menor prestígio” entre a sociedade.

Segundo o MEC, o livro está em acordo com os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) –normas a serem seguidas por todas as escolas e livros didáticos. O material, voltado para jovens e adultos, foi distribuído a 4.236 escolas do país.

Heloísa Ramos, uma das autoras do livro, disse que a citação polêmica está num capítulo que descreve as diferenças entre escrever e falar, mas que a coleção não ignora que “cabe à escola ensinar as convenções ortográficas e as características da variedade linguística de prestígio”.Agência Estado

Por Helena
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista