sexta-feira, 20 de maio de 2011

Contraponto 5397 - "O trem a biodiesel do Cariri"


Do CicloVivo

Cariri é a única região do Brasil a ter Veículo Leve sobre Trilhos movido a biodiesel

O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) instalado na região de Cariri, no sertão do Ceará, acaba de vencer o prêmio Greenbest deste ano. A tecnologia foi implantada no estado para aproveitar a malha ferroviária e reduzir a poluição gerada pelos meios de transporte.

O VLT, também conhecido como metrô de superfície, possui realmente características físicas parecidas com o meio de transporte com o qual ele é comparado. Entre elas está a possibilidade do aproveitamento da malha ferroviária já existente, como ocorreu no Nordeste brasileiro. No entanto, ao contrário de muitas estruturas deste tipo, o VLT cearense não é movido a eletricidade. O combustível utilizado no transporte é o biodiesel, que emite quantidades menores de gases de efeito estufa, se comparado aos transportes tradicionalmente movidos a combustão.

O sistema instalado em Cariri, em meio ao sertão, beneficia pessoas que percorrem constantemente o trajeto de 13,6 quilômetros, entre o sul do estado do Ceará e a cidade de Juazeiro do Norte. A opção pela utilização desta tecnologia resultou em diversas economias, principalmente no que diz respeito ao reaproveitamento da estrutura física para o transporte sobre trilhos já existente no local.

O VLT de Cariri é o primeiro do Brasil a ser colocado em uso, existem outros projetos espalhados por todas as regiões do país, mas nenhum deles saiu do papel até o momento.

As duas composições que formam o sistema de Cariri podem transportar até 300 pessoas e andar a uma velocidade 60 km/h. O trajeto é percorrido em 40 minutos e os passageiros podem contar com o conforto e ainda terem a consciência de que a tecnologia causa impactos menores ao meio ambiente, pois polui 93% menos que os ônibus. Com informações da Revista Vida Simples e do Governo do Ceará.

As duas composições que formam o sistema de Cariri podem transportar até 300 pessoas e andar a uma velocidade 60 km/h. (Imagem: Divulgação).

.

Um comentário :

  1. Exelente. Depois do fiasco da falsa privatização da ferrovia( pois nada foi vndido, apenas arrendaram por 30 anos com direito de uso ), temos essa notícia alentadora.
    Nosso pais esta tendo que recobrar o tempo jogado fora por FHC em termos ferroviarios. Engatinhamos.

    ResponderExcluir

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista