terça-feira, 19 de abril de 2011

Contraponto 5210 - "Lula no debate da reforma política"

.
19/04/2011

Lula no debate da reforma política

Enviado por luisnassif, ter, 19/04/2011 - 08:42

Do Estadão

Ex-presidente Lula fará 'marketing' da reforma política

PT escala Lula para o debate com a sociedade e partidos em favor do financiamento público de campanhas eleitorais

18 de abril de 2011 | 23h 00

SÃO PAULO - O comando do PT escalou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como garoto-propaganda da reforma política com o objetivo central de tentar quebrar resistências na sociedade ao financiamento público de campanhas, bandeira do partido.

Em reunião nesta segunda-feira, 18, com lideranças do PT em São Paulo, Lula discutiu estratégias para envolver a sociedade civil no debate. Será traçado um cronograma de reuniões com presidentes de partidos, governadores e agentes políticos pelo País. O PT vai definir as datas e eventos no encontro do diretório nacional que será realizado nos dias 29 e 30.

O ex-presidente afirmou, segundo presentes na reunião, que o financiamento público exclusivo de campanha é o modelo ideal, mas certamente não passará no Congresso. Lula alertou os políticos da sigla para a necessidade de debater a reforma política sem açodamento, mas com senso de realidade - não há consenso entre os partidos para aprovar, por exemplo, mudanças na Constituição, que exigem maioria qualificada na Casa.

O objetivo, na avaliação dos petistas, é começar a discussão a partir dos pontos de consenso e levar a proposta para votação no Congresso até setembro. "Vamos defender as nossas ideias, mas queremos ouvir os partidos", disse o presidente nacional interino do PT, deputado estadual Rui Falcão (SP).

Lula se reuniu nesta segunda com 13 líderes do PT no Instituto Cidadania, local onde o ex-presidente tem feito suas articulações políticas. Em mais de duas horas de reunião, as lideranças fizeram relatos ao ex-presidente dos pontos já aprovados e discutidos nas comissões especiais da reforma política na Câmara e no Senado e enumeraram as resistências dos partidos a cada tema.

"A nossa disposição é tornar esses temas claros ao público", disse o presidente interino do PT. De acordo com Falcão, o ex-presidente terá duas agendas: uma com os partidos políticos e outra com as organizações civis. Entre as legendas, não está descartada a possibilidade de o ex-presidente discutir o tema também com a oposição, representada por PSDB, DEM e PPS.

"O nosso sentimento é de que este é o momento (de fazer a reforma)", avaliou o líder do PT na Câmara, Paulo Teixeira. O deputado petista acredita que este é o melhor momento para a reforma porque precede a eleição. "Lula é uma liderança mundial. E a participação dele nesse processo é fundamental."

Com informações de Malu Delgado e Daiene Cardoso
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista