sábado, 16 de abril de 2011

Contraponto 5201 - "Blind-er, eu te desculpo!"

.
16/04/2011

Blind-er, eu te desculpo!



Do DoLaDoDeLa - 15/04/2011

MarcoAurélio Mello*

Quando digo que alguma coisa está mudando, muita gente torce o nariz. Já reparou como é difícil pedir desculpas? Um gesto simples, que os professores incentivam seus alunos brigões a fazer desde cedo, independemente de quem tenha ou não razão.

Pois não é que o intelectual jornalista do Manhattan Connection, Caio Blinder, resolveu se desculpar no ar, depois de chamar a rainha da Jordania de piranha? Blinder é um jornalista-celebridade. Já dividiu a bancada do programa com o polêmico Paulo Francis e, mais recentemete, com o colunista da Veja, Diogo Mainardi, que, antes das eleições do ano passado, teve de fugir do país, provavelmente para não ser preso, pelas bobagens que diz e escreve.

Blinder é um típico profissional recrutado pelos patrões para, com sofisticação e eruditismo, dar forma às idéias da elite branca brasileira, aquela elite que Mino Carta diz que gosta de democracia apenas para 20 milhões de brasileiros. Blinder é mestre em Estudos Latino-Americanos pela Universidade de Ohio e mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Notre Dame o que, convenhamos, não é pouca coisa. Já deu aulas de Relações Internacionais na Universidade de Indiana e foi correspondente da Folha de S. Paulo nos Estados Unidos.

Demora, mas uma hora a máscara cai. E quando cai, às vezes, é necessário pedir desculpas, infelizmente. É a vida... Descer do pedestal para comungar com os outros mortais um gesto simples, humano, difícil demais para certas pessoas. Blinder, eu te desculpo, mas só se você prometer que não foi um pedido da boca para fora. E prometer também que fará uma reflexão, revisará suas certezas em relação ao mundo e, principalmente, em relação às crenças que você e sua patota fazem questão de difundir. Topa?

P.S. A caricatura fora de foco é proposital. Blind, em inglês, é sinônimo de cego, mas também é apropriado para adjetivar pessoas que têm uma visão nebulosa da realidade.
coAurélio Mello

*Marco Aurélio Mello. Jornalista formado pela Metodista de SBC. Aluno convidado do curso de Comunicação de Massa e Sociedade Moderna da Universidade de La Crosse, Wisconsin, USA. Bolsista do 1º Curso de formação de Governantes da Fundação Escola de Governo. Desde 1987 trabalhou em imprensa especializada, sindical, produtora de TV e TV aberta. Atualmente é editor especial do Jornal da Record.
.
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista