sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Contraponto 4070 - Lula: 'É uma alegria saber que temos força para vencer o crime organizado'

..
26/11/2010


Lula: 'É uma alegria saber que temos força para vencer o crime organizado'

Do Blog Amigos do Presidente - sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Durante viagem à Guiana, o presidente Lula comentou os atos de violência ocorridos no Rio de Janeiro:

"O que o governador Sérgio Cabral pedir e estiver dentro da lei podem estar certos de que faremos para ajudar o Rio de Janeiro. Para nós é uma alegria saber que nós temos força para vencer o crime organizado", disse o presidente. "O Sérgio Cabral tem facilitado. Ele não fica com pequenez de achar que é interferência. Na medida em que ele precisou e pediu ele foi atendido. É assim que tem que ser", elogiou Lula, ressaltando que o Rio vem recebendo todo o apoio do Planalto. (Com informações do Jornal 'O Dia')

Governos do Rio e Federal agem com coragem, responsabilidade e decisão no Rio de Janeiro

As facções criminosas no Rio tentaram reagir à implantação das UPP's (Unidades de Polícia Pacificadora) que botam para correr quadrilhas de traficantes que se instalavam em comunidades carentes.

A tentativa foi de intimidar o governo, assustando a população com "arrastões" (assaltos em bandos) e incendiar carros e ônibus, para obrigar o governo a "aliviar" e diminuir ou parar com as UPP's.

Normalmente, governos sob onda de criminalidade, ficam com medo do confronto gerar muitas mortes e desgaste, e acabam cedendo, fazendo algum acordo informal de não agressão, como os demo-tucanos fizeram com o PCC em São Paulo. Preferem abafar, tirar o assunto segurança pública do noticiário.

No Rio, o governador Sérgio Cabral (PMDB/RJ) resolveu não aceitar a chantagem dos criminosos.

O quartel-general de uma das facções criminosas que estão por trás dos ataques, tornou-se o Complexo do Alemão, um conjunto de mais de 20 comunidades que, pelo tamanho, população e características geográficas, a polícia estava deixando para pacificar depois. E foi ali, onde estão os cabeças das quadrilhas, que a operação policial resolveu ir atrás.

As forças de segurança, tanto do governo estadual como federal, montaram uma operação mobilizando mais de 20 mil homens, e usando até blindados e helicópteros das Forças Armadas.

A supremacia das forças de estado, apesar da aparência de guerra mostrado na TV, acaba protegendo vidas da população, porque desencoraja os traficantes ao confronto, uma vez que preferem a fuga... tentativa, porque quase 200 já foram presos. As baixas na bandidagem inclui apreensão de armas e drogas, e asfixia no faturamento, porque atrapalha totalmente a venda e distribuição de drogas.

Os traficantes já devem estar arrependidos de terem provocado arrastões e incêndios, e o Rio de Janeiro caminha para se livrar de um dos maiores focos de insegurança.
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista