quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Contraponto 4044 - Dilma define novo "trio" econômico

.
24/11/2010


Dilma define novo "trio" econômico

Miriam Belchior, convidada por Dilma
para o Planejamento (ELZA FIÚZA/ABr)

Jornal O Povo (CE) - 24/11/2010

Após deixar Mantega na Fazenda, a petista chamou o diretor de Normas do BC, Alexandre Tombini, para presidir o banco. Coordenadora do PAC, Miriam Belchior vai assumir o Planejamento

Após resolver que o atual ministro da Fazenda, Guido Mantega, será mantido no cargo, a presidente eleita, Dilma Rousseff (PT), definiu ontem quem irá ocupar as outras duas principais funções econômicas do Governo Federal. Para substituir Henrique Meirelles na presidência do Banco Central, a petista convidou o atual diretor de Normas da instituição, Alexandre Tombini. Ela também chamou ontem a atual coordenadora do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Miriam Belchior, para o Ministério do Planejamento, no lugar de Paulo Bernardo.

Apesar do convite feito aos dois, Dilma só deverá fazer o anúncio oficial do “trio econômico” após conversar com Meirelles. Segundo a assessoria da presidente eleita, a equipe econômica deve ser anunciada até amanhã. Já a saída de Meirelles poderá ser anunciada ainda na manhã de hoje.

Pelo segundo dia consecutivo, Dilma recebeu o ministro Guido Mantega na Granja do Torto, residência de campo da Presidência. Na semana passada, ele foi convidado a continuar no cargo e aceitou. Já Tombini deverá ser chamado para um encontro com Dilma ainda hoje.

Atualmente, Miriam Belchior é funcionária da Casa Civil. Ela deverá incorporar ao Ministério do Planejamento os dois principais projetos desenvolvidos por Dilma q uando ministra da Casa Civil: o PAC e o Minha Casa, Minha Vida.

Dilma irá anunciar seu ministério em blocos, tendo a equipe econômica como prioritária. A ideia é evitar que uma eventual demora na definição do grupo alimente ainda mais as especulações no mercado.


Ciro Gomes

Após se reunir com Dilma, na tarde de ontem, o presidente do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, optou por silenciar sobre a possibilidade de o deputado federal Ciro Gomes (PSB) integrar a equipe econômica do futuro Governo Federal. Ciro, que coordenou a campanha da petista durante o segundo turno, é cotado para a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Receita Federal

Outra preocupação de Dilma é a escolha de um substituto para o atual secretário da Receita Federal, Otacílio Dantas Cartaxo. Sua permanência no cargo sofreu desgaste com a quebra ilegal do sigilo fiscal de tucanos dentro da Receita. Para Dilma, Cartaxo perdeu as rédeas do caso. Ele também deixou de adotar medidas de redução de gastos públicos.

A presidente eleita estaria atrás de alguém com trânsito e respeito no mercado financeiro. (das agências)
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista