sexta-feira, 23 de julho de 2010

Contraponto 2824 - Brasil triplicou número de pesquisadores

.
23/07/2010
Brasil triplicou número de pesquisadores

22/07/2010, Postado por galeradadilma

O Relatório Mundial das Ciências Sociais, divulgado pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), aponta que o número de pesquisadores brasileiros praticamente triplicou durante o Governo Lula/Dilma.

“O setor – Ciências Sociais – é geralmente menos desenvolvido onde é mais necessário”, afirma a diretora-geral da Unesco, Irina Bokova. Prova disso, é que América do Norte e Europa ainda publicam 75% do total de jornais científicos no mundo.

De acordo com a agência da ONU, o levantamento foi realizado em parceria com o Conselho Internacional de Ciências Sociais e é o primeiro panorama abrangente da área em mais de uma década. A publicação enfatiza que o mundo precisa da ciência social para combater a pobreza, epidemias e mudanças climáticas.

No Brasil - Os excelentes resultados apontados pela Unesco no incremento do número de pesquisadores nas áreas sociais têm uma explicação: o Governo Lula/Dilma quase duplicou, em todas as áreas do conhecimento, o número de bolsas entre 2003 e 2009.

Enquanto em 2003 foram concedidas 83 mil bolsas, o número chegou a 149,5 mil bolsas em 2009. Para este ano, a expectativa é que o CNPq conceda 160 mil bolsas. Para que essa revolução na Pesquisa e no Desenvolvimento do País acontecesse, foi necessária a ampliação dos investimentos no setor.

No início do Governo Lula/Dilma, em 2003, o investimento público no desenvolvimento científico e tecnológico correspondia a 0,52% do PIB. Hoje, ultrapassa os 0,6%. Contagiados pela proposta governamental de investir na área, os empresários também passaram a investir mais. Os gastos do setor empresarial saltaram de 0,44% do PIB para mais de 0,50%, no mesmo período.

Todavia, não basta ter pesquisadores, eles precisam ter aonde trabalhar. Ao ampliar de 17 para 122 o número de Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs), o Governo Lula/Dilma promoveu a regionalização e a descentralização da pesquisa e do desenvolvimento científico e tecnológico no País. Os INCTs implementaram redes de pesquisa em 17 estados e favorecem a transferência do conhecimento científico para a sociedade brasileira.

Primeira fábrica de chips - Até então, idéias como implantar a primeira fábrica de chips na América Latina eram um sonho distante. No governo Lula/Dilma, elas viraram realidade. Em fevereiro de 2010, foi inaugurado o Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec), primeiro especializado no desenvolvimento de chips da América Latina. Com investimento de R$ 400 milhões, a iniciativa alavanca a indústria de semicondutores no Brasil, atraindo novos fabricantes nacionais e internacionais e gerando condições para consolidação do setor de microeletrônica no País, que responde por 1,7% do PIB.
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista