sábado, 19 de junho de 2010

Contraponto 2536 - "Enxugando gelo, enquanto cai o temporal"


19/06/2010
Enxugando gelo, enquanto cai o temporal

Tijolaço - sábado, 19 junho, 2010 às 0:28

Brizola Neto

Uma pequena nota, em O Globo dá conta que o Ministério Público Eleitoral apresentou agora à tarde representação contra o site Amigos do Serra, que apontei hoje cedo como um exemplo de propaganda empresarial de candidaturas na internet.

Como tenho dito desde o início, não vibro com atitudes de censura. Acho, em princípio, todas ruins, sejam contra Dilma, contra Serra ou contra qualquer candidato.

Sustento a posição de que sites empresariais ou de partidos políticos não podem pretender desconstruir candidatos.

Empresas não têm direito consitucional à liberdade de manifestar opinião, porque empresa não tem direito de opinar. Não é este o seu objetivo social. Este direito é dos cidadãos.

Partidos políticos não podem detratar seus adversários, porque estão sujeitos à Lei 9096, que o proíbe.

Nem um nem outro são o mesmo que sites e blogs de natureza pessoal ou de natureza jornalística, que expressam a opinião – positiva ou negativa – de seus autores, sempre devidamente identificados.

Não é concebível que se proíba isso.

Até porque, então, qualquer comentário jornalístico em blogs estaria proibido.

Contra as lesões à imagem ou honra que se façam ali, o remédio legal é o processo cível, não o eleitoral.

Existe consagrado o princípio no TSE que o alcance da eventual propaganda é de total relevância para definir sua punição.

Eu não consigo compreender que o Ministério Público possa dedicar-se – tenho certeza que com o denodo de seus profisionais – a pretender patulhar um território tão vasto como o da internet – onde, aliás, basta hospedar um site no exterior para ficar fora do alcance da lei brasileira – enquanto transgressões gravíssimas ocorrem no uso dos meios de comunicação de massa.

Foi preciso que se passassem três semanas para que uma agressão grotesca ao equilíbrio eleitoral, com a entrega do programa do DEM a Serra merecesse uma representação do MPE. Só posso atribuir este retardo ao excesso de trabalho do MPE, talvez com os sites que acompanhou e estudou.

Esta demora encorajou outra transgressão de igual enorme monta, no programa do PPS. Talvez só o fato de ter sido apresentada, agora, a representação, impeça que ocorra uma nova, que já se prepara – segundo o próprio presidente petebista – para o programa em rede do PTB.

Os sites cuja suspensão – pró-Dilma ou pró-Serra – foi pedida, terão, quando muito, somados, 30 mil acessos diários. E voluntários.

Uma rede nacional de rádio e televisão atinge 100 milhões de pessoas, quisessem elas ou não.

René Descartes dizia que “inexiste no mundo coisa mais bem distribuída que o bom senso, visto que cada indivíduo acredita ser tão bem provido dele que mesmo os mais difíceis de satisfazer em qualquer outro aspecto não costumam desejar possuí-lo mais do que já possuem.”.

Talvez seja esta a razão do MPE.

Mas seria bom recordar que o genial francês logo completaria: “é insuficiente ter o espírito bom, o mais importante é aplicá-lo bem”.
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista