quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Contraponto 1480 - "Campanha francesa vincula fumo a sexo oral forçado"


25/02/2010

"Campanha francesa vincula fumo a sexo oral forçado"

Ne pas fumer

Ne pas fumer
"Fumar é ser escravo do tabaco", diz o slogan da campanha

Do Vermelho - 24 de Fevereiro de 2010 - 19h18

A ONG francesa Direito dos Não-Fumantes (DNF, Droits des Non-Fumeurs) lançou uma campanha que associa o cigarro à prática de sexo oral forçado. A saga antitabagismo, ou quase antitabagista, traz fotografias de adolescentes com cigarro nos lábios diante de um homem de terno, cuja mão está sobre a cabeça dos jovens fumantes. O site da organização passou o dia fora do ar.
A entidade garante que quis dizer que "o tabaco é uma "submissão". Vincular ao sexo oral foi uma forma de chamar a atenção de jovens e de chocar. Tudo porque o cigarro não desperta mais medo na molecada, segundo a organização.

O jornal Le Parisien ouviu organizações feministas e o Escritório francês de Prevenção do Tabagismo, e a ideia não agradou a ninguém. Antoinette Fouque, do Movimento de Libertação da Mulher, lembra que "felação não provoca câncer". Para ela, "a imagem de um homem velho com a mão sobre a cabeça de adolescentes é insuportável". Bertrand Dautzenberg, titular do órgão público de combate ao fumo, opina que o material só vai chamar a atenção de adultos.

A ONG La Moute considerou a ideia "abominável retorno de tudo o que se fez nos últimos 40 anos". A entidade considera que a publicidade banalisa a violência sexual. "O tabaco é uma droga, a violência sexual, um crime, agravado se a vítima do adulto é um jovem", prossegue.

A secretaria do Estado e da Família promete pedir a retirada da peça de circulação.

Desde dezembro de 2009, a França adotou a inclusão de imagens chocantes no verso do maço de cigarros. Até então, apenas alertas do tipo "Ministério da Saúde adverte" povoavam as embalagens. Como a medida acontece no país que tentou proibir o happy hour, é bom ficar atento.

A campanha também é composta de um vídeo que relaciona o fumo à ingestão de substâncias tóxicas. Mas ninguém nem presta atenção na peça (no Brasil fica mais difícil, porque não tem legenda).


.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista