quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Contraponto 1256 - "O resultado da chuva e da falta de dragagem"


27/01/2010

"O resultado da chuva e da falta de dragagem"

Alkmin e Serra não fizeram as dragagens necessárias

















... apenas "dragagens" inadequadas..............................


Nassif - 26/01/2010 - 21:25

A velha mídia foge o quanto pode do encontro com a verdade. Mas não haverá como fugir para sempre. Desde 2005 não são feitas dragagens ou desassoreamento no rio Tietê. O investimento de décadas, mais de um bilhão de dólares no rebaixamento da calha do Tietê, foi jogado fora nesses quatro anos sem desassorear o rio. (Os grifos em verde negritado são do ContrapontoPIG)

Um dado crucial para o bem estar, a segurança e a vitalidade econômica da cidade – manter o rio desassoreado – foi ignorado pelos governantes.

Pergunta-se: como é que fica? Não se trata de um erro banal de planejamento, mas de descuido em relação a um ponto estratégico na vida da cidade: o rio Tietê.

Quantas vezes esses fato foi analisado nas reuniões de secretariado do governo? O que aconteceu com o processo de licitação, depois que foi interrompido por liminares dos concorrentes? Se não constava do decreto a permissão para a empresa vencedora vender as areias do rio – o que alterava completamente o plano de negócios e a proposta financeira -, porque não se anulou e se procedeu a uma licitação de emergência? Foram quatro anos sem nada fazer, sabendo que a cada ano a situação se tornaria mais crítica.

O governo do Estado confiou na sorte, apostou na probabilidade de não haver chuvas maiores, para justificar sua inação frente o problema. E agora? Quem responde pelas mortes, pela paralisação da cidade, pelos bens perdidos, pelas casas inundadas?

De quem é a responsabilidade? Do DAEE (Departamento de Água e Energiaa Elétrica) que não alertou o governo do Estado? Do governo, que preferiu guardar o dinheiro para obras de maior visibilidade? Houve alertas do DAEE que não foram considerados? Ou a equipe do DAEE não cumpriu com suas obrigações funcionais, deixando a população exposta?

Por Alberto Porém Jr

Este é o registro do caos de São Paulo hoje.
Uma população que sofre. Uma população que deve repensar seu futuro.




.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista