sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Contraponto 1220 - Evo escolhido por dois terços dos bolivianos

.
22/01/2010
Como é bonito um povo poder ser aquilo que é…

Evo Morales recebe em cerimônia ritual indígena o seu segundo
mandato presidencial, escolhido por dois terços dos bolivianos

Tijolaço - quinta-feira, 21 janeiro, 2010 às 21:11

Brizola Neto


Evo Morales recebe em cerimônia ritual indígena o seu segundo mandato presidencial, escolhido por dois terços dos bolivianos

Peço licença para deixar de lado a polêmica política por uns instantes para publicar esta foto que, para mim, é a de maior significado político do dia. É a cerimônia de purificação indigena, na qual o presidente reeleito da Bolívia, Evo Morales, recebeu um bastão que simboliza a sua condição de líder da comunidade indígena. Uma mulher idosa e uma menina conduzem o escolhido em danças e ritos ancestrais que o conduzem aos quatro cantos do milenar templo de Kalasasaya (forte de pedra, na língua aimara). O ritual, reza a tradição indígena, o purificam e o prepara para exercer o comando.

Morales falou em três línguas. Além do aimara, quéchua e espanhol.

- A partir deste local milenar nasceu uma nova luz, uma luz de esperança para o povo boliviano e para a humanidade”,que emerge das pessoas que nunca esqueceram os seus antepassados, lembrando sempre a maneira de viver com solidariedade e, especialmente, em harmonia com a Mãe Terra.

Disse que os povos devem estar de pé, nunca de joelhos ante o capitalismo e reconheceu que não é simples livrar-se da herança colonial, entre eles a corrupção. E que o colonialismo permitiu o saque dos recursos naturais da Bolívia e sempre discriminou aos indígenas.

- Sempre fomos vistos como selvagens, como animais.

Agora, presidente Evo Morales, o mundo terá que vê-los como o povo que são.
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista