quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Contraponto 994 - Manipulação do JN

.
17/12/2009
Copenhague: O jeito JN de manipular uma informação

Conversa Afiada - 16/dezembro/2009 19:20



O Conversa Afiada reproduz o comentário do amigo navegante Michel:

Enviado em 16/12/2009 às 13:29

Viu a manipulação (mais uma) do Jornal Nacional ontem (15/12/09)?

A manipulação promete ser o mote da campanha eleitoral em 2010. Mais uma vez, o ardil visa tentar desacreditar Dilma – que, no vídeo em questão, Ali Kamel tenta imputar como “encrenqueira”, “autoritária” e “burra”. Vamos aos pontos:

1- Aos 43 seg. do vídeo a Globo, num contraponto ao “fracasso” e “confusão” da Conferência mostrado por Sonia Bridi, mostra o Schwarzenegger num tom firme falando do sucesso do evento;

2- Logo em seguida à fala do famoso e forte governador “do maior e mais rico Estado americano”, a Globo, dando carona ao lado positivo e féerico do evento, exibe a imagem aberta de governador do “mais rico” Estado brasileiro. Faltou a Globo esclarecer que as falas de ambos foram dadas na fase preliminar da Conferência, ou seja, na parte “menos nobre” do evento;. Note que a própria Globo diz que, ao final do dia, houve o início das negociações de “alto nível”;

3- A partir dos 2 min do vídeo, vem o show da manipulação: a Globo fala que os ministros Dilma e Minc “tem tido divergências de linguagem” (tempo verbal que sugere “divergências renitentes”). E manipula a reportagem para o telespectador ingênuo interpretar nas falas dos ministros uma “divergência” que não existe. Note que Minc fala que o Brasil “abre mão dos recursos de adapatação”; em seguida, ao peso da pesada expressão “a ministra desautorizou”, a Globo mostrou Dilma falando que o Brasil reinvidica “recursos de mitigação”. Uma coisa (recursos de adaptação) não tem nada a ver com outra (recursos para mitigação). Em suma: os ministros podem até ter tido algumas divergências, mas no vídeo em questão falaram a mesma língua. Embora a Globo omita a edição no JN, para mim está claro que os vídeos foram invertidos de forma leviana: a fala da Dilma (revelando que pedira a Minc para esclarecer a confusão) deveria estar antes da fala do Minc (que estava ali desfazendo a confusão a pedido da ministra).

4- Ao final, dão destaque à “gafe” da ministra que foi claramente um ato falho comum que vitima inclusive os próprios locutores da Globo.





_______________________
PITACO DO ContrapontoPIG

Vejam com atenção como são feitas algumas das manipulações do JN.
Isto acontece quase todos os dias sem que a grande maioria dos telespectadores se deem conta.
O JN vem enganando, direcionando ideologicamente e alienando milhões de brasileiros diariamente há dezenas de anos.
Vem transformando uma grande parte destes brasileiros em meros papagaios repetidores das versões dos fatos que beneficiam os grupos econômicos cujos interesses ela defende em parcerias inconfessáveis.
E tais interesses não são, com certeza, os interesses da maioria do povo brasileiro.

Entre outras picaretagens, o JN foi, a bem dizer, por muitos anos, o boletim diário de informações da ditadura militar.
________________________
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista