quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Contraponto 1039 - Datafolha "afina" pesquisa

.
23/12/2009
Folha “descobre” que eleitor de Lula é pró-Dilma

Tijolaço - dezembro 23, 2009 às 13:02

Vocês lembram que, domingo, quando saiu o Datafolha, eu disse que as pesquisas iam começar a “afinar”? Hoje, a Folha de S. Paulo traz uma pequena chamada na parte de baixo da primeira página, que remete a um artigo de dois diretores do Datafolha. Infelizmente, está na área reserva a assinantes, apenas, gostaria de reproduzir aqui.



Embora a chamada da primeira página “Chance de Dilma crescer equivale à dianteira de Serra” seja um primor de não-informação, lá dentro a coisa fica mais clara. Deixaram o redator fazer o título e aí ficou em português claro “Votos de Lula podem igualar Dilma e Serra”. Ah, bom, o Datafolha agora, depois de 38.457 pesquisas, concluiu isso?

A matéria está redigida em bom “estatiquês”, daqueles que diz que 77% isso, destes, 45% aquilo e aí, outros 8% destes… Então, como a gente aqui não quer nada senão mostrar o que deixam de mostrar a você, reproduzo aí ao lado o resultado da pesquisa espontânea.

Isso é o que as pessoas dizem livremente. Á medida em que o conhecimento dos candidatos for se tornado geral, essa é a pesquisa mais realista, porque revela decisão tomada.E se você juntar os que dizem que querem votar no Lula, na Dilma e no “candidato do Lula” e do PT dá “só” 32%. Todos os demais candidatos ou não candidatos mencionados tëm 17%.

O Datafolha, na pesquisa, informou a estes 20% que o Lula não podia ser candidato e pede que o entrevistado diga, então, em quem ele quer votar. Claro que as pessoass, sobretudo as mais simples, de menor escolaridade e mais idade se confundem. Quando voc~e comoca um “se” ou um “então” numa pesquisa, acabou a resposta espontânea.

E na realmente espontânea, é só você olhar o que dizem livremente os eleitores para entender porque nunca, jamais, em tempo algum, nem de longe José Serra está em condições de vencer a eleição e muito menos ainda no primeiro turno.

Você pode conferir os números direto na fonte, o Datafolha.

O resto é pura propaganda, e quanto mais perto da eleição, mais os números vão, como eu disse “afinar”
..

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista