sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Contraponto 816 - Eleições no Uruguai

.
27/11/2009
Pepe Mujica e presidente Lula

Foto: Roosewelt Pinheiro/ABr
Zé Dirceu - 27/11/2009

Depois de amanhã (domingo, 29.11) o candidato governista à presidência do Uruguai, José 'Pepe' Mujica, da Frente Ampla (esquerda) disputará o 2º turno com o ex-presidente do país (1990-1995), Luis Alberto Lacalle, do Partido Nacional (centro-direita).

O significado dessas eleições - e provável nova vitória da esquerda no continente - para a América Latina é o tema de "Vitória das mudanças sobre o conservadorismo e a prepotência", artigo do deputado estadual gaúcho, Adão Villaverde (PT), que publico na nossa seção Convidados e quero muito que vocês leiam.

Segundo Villaverde, tudo indica que neste domingo de eleição "no vizinho e amigo país, estará em curso mais uma importante e memorável caminhada de transformações cívicas, construída de forma simples, ampla e obstinada" pelo povo uruguaio.

O deputado relembra momentos de solidariedade entre os povos brasileiro e uruguaio e afirma que falar sobre o Uruguai "é sempre falar um pouco de sua gente e de nós mesmos. Somos filhos de uma geração, que sempre que necessitou encontrou guarida nos hermanos".

Um grande movimento social e econômico

Villaverde traça um panorama histórico desde os anos da ditadura uruguaia e mostra que a preferência dos eleitores por Mujica é resultado da aprovação dos cinco anos de governo Tabaré Vázquez (Frente Ampla) que, aponta o deputado "guardam fortes similitudes com a experiência e a aceitação do governo Lula no Brasil".

"Depois de mais de um século e meio de predomínio e alternância política dos “fortes e quase imbatíveis” partidos tradicionais (Nacional e Blanco), que sempre se disseram formadores da gênese e da identidade da chamada banda oriental - afirma Villaverde - o que se está assistindo nos últimos anos, como ficou demonstrado nesta contenda recente no país, é o crescimento e a consolidação de um grande movimento social e econômico, rural e urbano de mudanças e transformações."

Saiba mais sobre o contexto eleitoral no Uruguai através de "Vitória das mudanças sobre o conservadorismo e a prepotência ".
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista