sábado, 31 de outubro de 2009

Contraponto 589 - "Lula e Chávez festejam juntos acordo em Honduras"


31/10/2009

Lula e Chávez festejam juntos acordo em Honduras

Portal Vermelho - 30 de Outubro de 2009 - 20h59

"Chávez e eu temos a mesma posição. Somos favoráveis que seja o Congresso hondurenho, e o presidente Zelaya a presidir as eleições de 29 de novembro e que depois Honduras volte à normalidade", disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em El Tigre, na Venezuela, onde reuniu-se com o presidente Hugo Chávez nesta sexta-feira (30). Chávez disse crer que "há horizonte aberto para a democracia em Honduras".
"Ontem à noite o ministro Celso Amorim falou com o presidente Zelayda que estava satisfeito com o acordo. Agora estamos torcendo para que o Congresso seja a favor do acordo e que o presidente Zelaya possa presidir as eleições. Terminou sendo bom o que ocorreu. Acabou sendo um aprendizado para todos nós que amamos a democracia", disse Lula em El Tigre.

Honduras, para Lula, "passou o que deveria passar, fechou um acordo, agora deve convocar eleições, e voltar à normalidade. Fica a lição que não se aceita golpe militar e todos defendem o fortalecimento da democracia", agregou.

Chávez também elogiou o acordo e até a atuação do governo dos Estados Unidos na negociação. "Com o acordo de quinta-feira em Tegucigalpa parece que há um horizonte aberto para a democracia e a volta do fio constitucional em Honduras", comentou.

"Não podemos permitir que a América Latina volte a Era das cavernas com gorilas e golpes militares. Viva a democracia. Abaixo a ditadura!", disse ainda o presidente bolivariano, apresentado durante quatro meses pelos golpistas hondurenhos como o seu principal inimigo.

O encontro em El Tigre fez parte de uma rotina trimestral de encontros entre os dois presidentes. Lula e Chávez empenharam-se pessoalmente na reversão da crise criada com o golpe de 28 de junho, no esforço para isolar a ditadura hondurenha diplomaticamente e abrir caminho para o retorno do presidente Miguel Zelaya.

Da redação, com agências
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista