domingo, 25 de outubro de 2009

Contraponto 546 - "Biodiesel vai abastecer aviões".


25/10/2009
Biodiesel, tecnologia brasileira, vai abastecer aviões.


Professor Expedito Parente, o brasileiro criador do biodiesel

Tijolaço Brizola Neto - sábado, 24 outubro, 2009 às 19:35

Semana que vem, dia 30, completam-se 29 anos que o professor Expedito Parente, da Universidade Federal do Ceará, (clique aqui para saber mais deste grande brasileiro)anunciou a descoberta do biodiesel. Abafado pelo Proálcool, o novo combustível custou a impor-se como alternativa energética.

Mas se impôs.

Ontem, a IATA - Associação Internacional de Transporte Aéreo - anunciou que deve aprovar a utilização de biocombustíveis em voos comerciais em 2010, para tentar reduzir as emissões de dióxido de carbono nos voos comerciais.”Pela primeira vez o transporte aéreo tem a possibilidade de uma alternativa ao combustível tradicional”, disse por sua vez o diretor geral da Iata, Giovanni Bisignani. A entidade, que pretende certificar oficialmente o combustível no ano que vem, diz que o biocombustível aviação pode reduzir as emissões de dióxido de carbono em 80% e economizar 600 kg de emissões por voo em um avião Boeing 747-400.

No mesmo dia, outra vitória. Foi anunciada a decisão do governo brasileiro de antecipar para janeiro de 2010 o aumento da mistura de biodiesel no diesel dos atuais 4% para 5%, o chamado B5. A medida deve elevar a produção de biodiesel no Brasil de 1,7 bilhões de litros/ano, para 2,4 bilhões de litros/ano, em 2010.

E os nossos “muy amigos” dizendo que nós não temos tecnologia. Falta-nos muita, é verdade, mas com as multinacionais não vamos conseguir nenhuma. Se a pesquisa científica brasileira tiver apoio, ela dá frutos.
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista