sábado, 26 de setembro de 2009

Contraponto 349 - Honduras, a ONU e a imprensa


26/09/2009

ONU encerra tentativas de violar soberania brasileira

Zé Dirceu - 26/09/2009 14:07

A pronta resposta da Organização das Nações Unidas (ONU) ao pedido brasileiro de garantias sobre o óbvio (a inviolabilidade de nossa representação diplomática em Honduras) coloca um ponto final nas tentativas do governo hondurenho de violar nosso território e soberania, de invadir ou promover qualquer ato contra à embaixada brasileira em Tegucigalpa, onde há uma semana se refugia o presidente deposto Manuel Zelaya.

É o que eu espero, ao mesmo tempo em que lamento que uma situação inusitada e absurda como essa, de ameaças ao território e a soberania brasileiros, seja respaldada no Brasil pela oposição e pela midia - com as Organizações Globo, jornal e TV à frente - num comportamento abertamente simpático aos golpistas e que beira à traição nacional.

A comunidade internacional, por unanimidade, e ao contrário do que fazem nossa mídia e a oposição, não discutiu o caráter do golpe, ou se o Brasil tem ou não direito de hospedar, asilar, abrigar - seja lá que termo se queira usar - o presidente constitucional de Honduras, Manuel Zelaya.

E não o fez, porque ele não pode ser tomado, ou tratado, como um foragido, ou perseguido, ou mesmo como um criminoso. Os golpistas hondurenhos é que o são. Zelaya, para a ONU e a OEA, epara a comunidade internacional é simplesmente o presidente de Honduras, eleito constitucional e democraticamente por seu povo.

Imprensa radicaliza sua campanha a favor de golpistas
Salta a vista a radicalização de nossa mídia...

Zé Dirceu - 26/09/2009 14:00

Salta a vista a radicalização - com raras exceções - de nossa midia, de seus comentaristas, articulistas e chefes de redação, que promovem uma campanha sistemática contra o governo Lula, apenas mudando de temas.

Nestas ultimas semanas foi a política externa do governo - e não apenas em relação à crise hondurenha - que foi colocada na berlinda. Há articulistas de economia que abandonaram sua especialidade e dias e dias seguidos se dedicam a escrever sobre Honduras (leia nota acima).

Tudo bem que se sabe que por trás do golpe - ou claramente, à frente dele e como seu principal motivo - tem toda uma rede de interesses econômicos dos Estados Unidos, mas não precisam exagerar...

Diplomatas aposentados põem pena a serviço de ditadura

Lamentavelmente diplomatas aposentados colocaram suas vozes - e pena - a serviço dessa causa antinacional e antidemocrática, sem esconder suas simpatias pelos golpistas. E pior: omitem-se ante a violência que o presidente Álvaro Uribe comanda na Colômbia, praticamente comprando um novo período de governo, o famoso terceiro mandato.

Terceiro mandato, aliás, só foi rejeitado e provocou escândalo aqui quando nossa midia quis imputar ao presidente Lula e ao PT a intenção de mudar a Constituição e tentá-lo aqui no Brasil.

Aí, vocês se lembram, nossa mídia deflagrou contra o presidente, seu partido e o governo uma campanha similar a atual que move contra o presidente Manuel Zelaya, a democracia em Honduras, e a favor do golpe militar que o derrubou.
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista