domingo, 30 de agosto de 2009

Contraponto 172 - Jabour com "desculpa de jacú" *


Jabour quebra a cara e se justifica com desculpa esfarrapada

Engenheiro de obra pronta

Postado por Oni Presente às 09:54:00

Arnaldo Jabor escreveu um artigo no ano 2000 em que dizia que 'neste milênio, mergulhados na incompreensão total dos signos, nenhuma regra nos restará, a não ser a dos mercados, esses sim organizados e previsíveis'.

Nove anos depois, e após a maior crise financeira desde o crash da Bolsa de Valores de Nova York, em 1929, Jabor ri do que escreveu e usa uma frase do pensador francês Paul Valéry para explicar por que sua previsão falhou.

- Não temos mais passado e presente. O futuro não será o que era - escreveu Valéry.

Em palestra durante o 4º Congresso Internacional de Mercados Financeiro e de Capitais, em Campos do Jordão, em São Paulo, Jabor diz que hoje o mundo está a reboque das mutações econômicas. Para ele, há um processo mutante das finanças internacionais, que é difícil de segurar e de entender. O comentarista diz que, de certa forma, o Brasil se organizou e conseguiu se proteger da crise, mas também foi o atraso do país que funcionou como uma blindagem.

- O atraso nos protegeu. A dependência do Estado que ainda temos hoje, o controle e a centralização que há no governo e na cabeça das pessoas acabaram nos protegendo da crise - afirmou.

Para ele, esse sentimento de centralização imposto pelo atual governo é ilustrado pelo pré-sal.

- As regras que o governo está criando para controlar o pré-sal mostram bem a necessidade de centralizar - diz o comentarista.

Segundo Jabor, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criar no país uma confusão ideológica de que o Estado deve prevalecer sobre a sociedade, sobre os empresários.

Para ele, o governo acertou ao criar o Bolsa Família, um programa que ajuda a distribuir renda no país, e que trouxe a preocupação social para a agenda, mas erra ao não ter um projeto nítido para o Brasil.

SOBRE COISAS QUE NÃO ENTENDE

- O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), por exemplo, não é concreto - disse.


(- É Concreto, cimento, ferragem, madeira... É progresso! Oni Presente)

O comentarista político destacou que está se instituindo no Brasil um patrimonialismo pós-moderno, com o derretimento das instituições republicanas. E que, apesar disso, o progresso científico-tecnológico que o mundo atravessa, com a democratização da informação pela internet, vai quebrar essa mentalidade no país.

- Há uma guerra entre o atraso e a modernização no Brasil. Mas o progresso tecnológico, que faz aumentar a sabedoria, e a digitalização do mundo, são fatores externos que entrarão no Brasil e continuarão com a modernização que já se iniciou - afirma Jabor.


Para ele, a era Collor nos mostrou os defeitos do Brasil e deixou o país com fome de democracia e de República. Com as mudanças pós-Collor, hoje já pode ser considerado um país integrado ao mundo.

- Se essa marcha tecnológica continuar no mundo, o patrimonialismo no Brasil será quebrado - diz o comentarista.

* perguntem o significado a um cearense...

_____________________
PITACO DO ContrapontoPIG

Jabour, a "arma 'secreta' do PIG" está de volta. Ar de intelectual, inteligente, está preparado para engabelar os leitores e telespectadores-manada do Pig até as eleições de 2010.
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista