quarta-feira, 22 de julho de 2009

Contraponto 27 - O Analfabeto Político Midiático

.
É de Bertolt Brecht (1889-1956): “O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala não participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que da sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e lacaio dos exploradores do povo.”
.
Bertolt Brecht tinha razão apenas em parte.
.
O pior analfabeto, nos nossos dias, é aquele que pensa que sabe tudo de política. É o analfabeto político midiático.

É o “superdesinformado” que se empanturra de “desinformações” da grande mídia subserviente às elites dominantes dos países; elites sempre contrárias às mudanças que venham a melhorar a vidas das pessoas pobres e comuns.

Estes “superdesinformados” são fabricados – sem que se deem conta – pelas “Vejas”, “Folhas” e pelas “Globos” da vida.

Pessoas muitas vezes bem intencionadas e até mesmo cultas se tornam “superdesinformadas” e, não raro, até arrogantes, pairando ingenuamente acima da verdade, tamanha a manipulação a que são submetidas.

Este tipo de analfabeto político - o midiático - Brecht não conheceu.

*Célvio Brasil Girão é editor do Blog ContrapontoPIG
.
.

2 comentários :

  1. Tio, o s. poderia nos ministrar uma aula sobre a política brasileira e mundial, desde os princípios... Sobre História. Eu leio, estudo, mas eu não acho nada didático. Livros, artigos, tudo cheio de lacunas, sem explicação.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista